MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comarca de Glória de Dourados/MS é a pioneira na implantação de estenotipia em 1ª entrância

Comarca de Glória de Dourados/MS é a pioneira na implantação de estenotipia em 1ª entrância

Com a implantação do sistema de estenotipia - gravação da audiência em arquivo de áudio, criptografado e transformado em texto, em 72 horas, para ser colocada no processo - em 15 de julho de 2007, as comarcas do Estado do Mato Grosso do Sul ganharam celeridade.

Da Redação

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Atualizado em 3 de junho de 2009 16:33


Estenotipia


Comarca de Glória de Dourados/MS é a pioneira na implantação de estenotipia em 1ª entrância

Com a implantação do sistema de estenotipia - gravação da audiência em arquivo de áudio, criptografado e transformado em texto, em 72 horas, para ser colocada no processo - em 15 de julho de 2007, as comarcas do Estado do Mato Grosso do Sul ganharam celeridade. O sistema implantado em algumas varas judiciais de entrância especial - Campo Grande e Dourados - e outras de 2ª entrância, acaba de ser implantado pela primeira vez em uma comarca de 1ª entrância, em Glória de Dourados.

Segundo a magistrada Ellen Priscile Xandu Kaster Franco, a conquista foi obtida com recursos próprios, após negativa do TJ/MS em implantar a estenotipia na comarca. A degravação é feita por um estagiário treinado disponibilizado pelo TJ em prol da empreitada.

A magistrada - que foi influenciada por seu esposo, juiz da Vara Criminal de Nova Andradina, pioneiro na gravação/degravação de audiências nesse Estado - informa que a agilização promovida pelo sistema permite que a designação hoje de uma audiência - em que todas as partes envolvidas sejam da Comarca - poderá ser ela realizada até mesmo amanhã, ou no máximo dentro das próximas duas semanas. E na audiência, tudo o quanto se puder resolver, será resolvido. "O serviço célere, efetivo, econômico e de qualidade é a satisfação do jurisdicionado, com vista sempre à pacificação social, objetivo maior e razão de ser do Poder Judiciário.", declara a magistrada.



 



__________________________