MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lex Net, o primeiro Network brasileiro de escritórios de advocacia

Lex Net, o primeiro Network brasileiro de escritórios de advocacia

Modelo consagrado nos EUA e economias mundiais,

Da Redação

quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

Atualizado às 09:44


Lex Net, o primeiro Network brasileiro de escritórios de advocacia

 

Modelo consagrado nos EUA e economias mundiais, já nasce com cem advogados em seis cidades do Estado de São Paulo

 

A LEX NET, uma iniciativa pioneira e inovadora de suporte aos escritórios dedicados à advocacia empresarial, anunciou o início de suas operações. Trata-se do primeiro network brasileiro que congrega escritórios de pequeno e médio porte para uma atuação integrada em todo o território nacional.

 

A LEX NET reproduz modelo de sucesso desenvolvido nos Estados Unidos e nas grandes economias, adaptado às características e necessidades do mercado brasileiro. Através dele, é possível a expansão geográfica da área de atuação dos escritórios associados, permitindo ao mesmo tempo a redução substancial de custos e prazos.

 

O principal benefício deste novo modelo é oferecer aos escritórios de advocacia empresarial uma rede de conhecimento e serviços com oportunidades para inovar a sua prática profissional. Além disso, a LEX NET permite obter vantagens competitivas que seriam inviáveis de forma isolada.

 

O escritório idealizador da LEX NET, e um dos sócios fundadores da sociedade que gerencia a rede de relacionamento, Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados (São Paulo), reúne mais de 30 anos no exercício da atividade jurídico-empresarial. Assessora desde empresas nacionais de pequeno porte até multinacionais que figuram no ranking das 500 Maiores da revista Fortune. Sua iniciativa se baseou na observação de um novo cenário de negócios, que exige modelos de atuação inovadores, capazes não só de manter como aumentar sua participação no mercado de serviços jurídicos.

 

A LEX NET presta serviços exclusivamente às sociedades de advogados que a contratem, tornando os escritórios participantes capazes de assessorar as organizações em todas as áreas do Direito Empresarial (full service). Isto ocorre dentro de altos padrões de qualidade e com cobertura por todo o território brasileiro. Ao preservar a personalidade, características e especialização, cada escritório associado pode oferecer um atendimento que combina o melhor do campo jurídico e acesso ao mercado local.

 

Inicialmente os serviços da LEX NET serão voltados para as sociedades de advogados, mas este objetivo pode vir a ser ampliado no futuro para um leque de outras atividades, como despachantes aduaneiros, seguros, auditorias, project finance, assessoria financeira, perícias etc. - garantindo aos escritórios de advocacia acesso a serviços multidisciplinares de interesse das organizações.

 

"Queremos colocar a legislação a favor do universo empresarial, e utilizar o nosso conhecimento e prática para nos tornarmos aliados estratégicos das organizações na geração de valor. Para isto, exigimos de cada associado uma ética profissional inquestionável, qualidade dos serviços e solidariedade na parceria. Afinal, os integrantes da LEX NET estão a serviço da comunidade maior que a constitui - escritórios membros, organizações clientes e organizações parceiras" - comenta Plínio Ribeiro, Presidente da LEX NET.

 

Escritórios das seguintes localidades associaram-se à LEX NET, no primeiro momento, contratando desde logo seus serviços:

  • São Paulo
  • Campinas
  • Santos
  • São José dos Campos
  • São José do Rio Preto
  • Sorocaba

Até abril de 2005, os dirigentes pretendem estender sua rede a mais 10 escritórios do interior do Estado de São Paulo em localidades como Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Araçatuba e Barretos, entre outros. Até o final do ano que vem, a meta é atingir as capitais de outros Estados, com prioridade para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia e Manaus. Ainda neste período, a intenção é filiar escritórios nos municípios brasileiros que se caracterizem como pólos de desenvolvimento econômico.

 

A LEX NET oferece apoio aos escritórios de advocacia no seguinte:

  • Consultoria para desenvolvimento de estratégias para abordagem de organizações de pequeno, médio e grande porte.
  • Consultoria para formatação de produtos/serviços jurídicos.
  • Consultoria para apresentar ao mercado os produtos/serviços jurídicos desenvolvidos.
  • Consultoria para desenvolvimento de estratégia, planejamento e gestão de escritórios.
  • Pesquisas de jurisprudência, legislação, doutrina etc
  • Bibliotecas e experiência em informática jurídica.

Os escritórios que desejarem se associar à LEX NET precisam atender quesitos com interesse em se expandir e oferecer um serviço de maior abrangência e com cobertura nacional a seus clientes; vontade de inovar para crescer; visão empresarial; habilidade de negócios para representação nos seus respectivos mercados; equipe técnica qualificada; presença relevante na sua cidade; instalações adequadas; e investimento em tecnologia da informação com um patamar mínimo, como rede local e acesso à Internet por banda larga.

 

Estes são os escritórios atualmente associados à LEX NET:

 

São Paulo: Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

Com mais de 30 anos de atuação, é especializado em atendimento empresarial e no comércio exterior, além de atender as mais diversas áreas do Direito. É sediado em São Paulo e possui representações no Distrito Federal, nas principais capitais e no exterior.

 

Campinas: Lemos Associados e Advocacia

Sociedade civil constituída há 16 anos. Atua na prestação de serviços de Consultoria e Orientação Jurídica às empresas do Estado de São Paulo, bem como de outras regiões do País e também do Exterior, especialmente na área do Mercosul.

 

Santos: FRS Consultoria e Assessoria Jurídico Empresarial

Especializado em assessoria e consultoria jurídico-empresarial, oferece toda a infra-estrutura necessária para a realização de negócios.

 

São José dos Campos: Feliciano Advogados

Fundado há 10 anos, dispõe de consultoria legal em praticamente todos os assuntos relativos ao direito civil, comercial, tributário e criminal. Com ênfase em assessoria personalizada, tem atuado para corporações importantes em assuntos contratuais, comerciais e civis, assessoria em negócios, entre outros.

 

São José do Rio Preto: Basso e Terruggi Advogados Associados

Localizado próximo à Justiça Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado da cidade, possui oito salas, dentre as quais uma sala de reunião com biblioteca, com estacionamento próprio. Todos os computadores operam em rede, com acesso a banda larga, dispondo de toda estrutura para melhor atender clientes e os escritórios representados. Conta com uma carteira de clientes formada por empresas de médio e grande porte, na região de São José do Rio Preto/SP e Mato Grosso do Sul.

 

Sorocaba: Rabelo e Arruda Costa Advogados Associados

Desde 1976, atende exclusivamente ao segmento empresarial. Seu portfólio inclui pequenas, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, além de pessoas físicas. É um dos mais tradicionais da cidade.

________________