MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado fala sobre Direito do Consumidor em entrevista ao jornal O Tempo

Advogado fala sobre Direito do Consumidor em entrevista ao jornal O Tempo

Em entrevista concedida ao jornal O Tempo, o advogado Thiago Bonaccorsi Fernandino, de Albino Advogados Associados, falou sobre o Direito do Consumidor com base no princípio da transparência e clareza nas informações dos serviços prestados e também sobre a responsabilidade solidária.

Da Redação

terça-feira, 16 de junho de 2009

Atualizado às 08:15


Opinião

Advogado fala sobre Direito do Consumidor em entrevista ao jornal O Tempo


 

 

Em entrevista concedida ao jornal O Tempo, o advogado Thiago Bonaccorsi Fernandino, do escritório Albino Advogados Associados, falou sobre o Direito do Consumidor com base no princípio da transparência e clareza nas informações dos serviços prestados e também sobre a responsabilidade solidária.

 

 

 


  • Confira logo abaixo a entrevista na íntegra.

_____________

Empresa muda local de evento sem dar informação ao cliente

O que fazer quando um evento que seria para divertir causa um transtorno na sua vida? Foi o que aconteceu com o especialista em ciência da computação Frederico Faria, 34. No último dia 6, ele estava com ingressos nas mãos para ir a uma calourada em Belo Horizonte. O evento estava marcado para ocorrer no anexo da Leroy Merlin, na saída da capital para o Rio de Janeiro, mas, nas 48 horas anteriores à data marcada, os organizadores mudaram o local duas vezes. O problema foi que não informaram com clareza e precisão onde, afinal, a calourada iria acontecer, conforme relato de Faria.

A festa, promovida pela Central dos Eventos, empresa contratada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Fumec, tinha como principais atrações bandas de axé e samba e estava sendo divulgada havia cerca de três meses. A primeira transferência do local foi para a casa de shows Chevrolet Hall. Depois, passou para a fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia.

Indignado após buscar todas as informações possíveis e, ainda assim, não conseguir se direcionar ao local, tardiamente marcado, Faria preferiu voltar para a casa. "Fiquei indignado com a maneira como eles organizaram a calourada. Alterar o local duas vezes, sem dar nenhuma explicação convincente, é demais", protestou.

Para esses casos, o membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) Thiago Bonaccorsi Fernandino explica que não há uma legislação específica determinando um prazo em caso de mudança de local ou horário de eventos. Segundo ele, nem mesmo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) trata do assunto.

Porém, Fernandino lembra que um dos princípios básicos previstos no CDC é o direito à "informação adequada e clara" sobre produtos e serviços. "O consumidor que se sentir lesado pode acionar a Justiça por danos morais causados pela omissão ou informação inadequada", disse.

De acordo com o advogado, tanto a faculdade como o DCE e a promotora de eventos podem ser responsabilizados por eventuais transtornos causados ao consumidor, pela falta de transparência. "É a chamada responsabilidade solidária. O que aparece para quem compra o ingresso é a calourada da Fumec."

Procurados pela reportagem, ninguém da organização do evento ou do DCE da Fumec foi encontrado. No telefone da Central dos Eventos, uma gravação só informava o horário para troca de ingressos. No site, nenhum esclarecimento sobre os motivos das mudanças de local da calourada promovida pela empresa. Por meio da assessoria de imprensa, a Universidade Fumec informou que "a faculdade não teve qualquer participação na calourada" e que o DCE "teria autonomia para realizar atividades voltadas para o estudante".

Após várias reclamações, Frederico Faria recebeu de volta o dinheiro que gastou com o ingresso comprado via Internet. Ainda assim, pensa em entrar com uma ação por danos morais.

Cliente deve reunir provas

Em sites da Internet é possível perceber que não foi só o especialista em ciência da computação Frederico Faria que foi lesado sem as informações da empresa sobre a calourada da Fumec. Por isso, o membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) Thiago Bonaccorsi Fernandino alerta que quem pretende entrar com ação por danos morais deve recolher todas as provas possíveis.

Segundo ele, o consumidor precisa provar que a informação não foi clara, objetiva e transparente como manda o Código de Defesa do Consumidor.

via-sacra. Em busca de informações, Frederico Faria precisou fazer uma verdadeira via-sacra. Na véspera, ele recebeu um e-mail da organização informando que o novo local seria o Chevrolet Hall, mas na porta da casa de shows não havia movimento algum nem ninguém da organização para informar sobre o terceiro local marcado.

Frederico foi, então, à sede da Central dos Eventos, na Savassi, e também encontrou as portas fechadas. "Voltei para casa e resolvi entrar no site da empresa, que dizia que o local havia sido transferido para a fazenda Boa Esperança. O problema é que não colocaram nem um mapa ou referência", informou. Na página do outro organizador, a Nenety Eventos, ainda constava o Chevrolet Hall como local oficial. (ZM)

_____________

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...