MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Júri popular

Júri popular

Caro leitor, chegamos ao ponto alto de nossa homenagem aos 100 anos da morte do escritor Euclides da Cunha. Agora você poderá reescrever a história e determinar se Dilermando de Assis é inocente ou culpado pela tragédia de Piedade.

Da Redação

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Atualizado em 15 de fevereiro de 2021 11:48

Júri migalheiro

Assassino de Euclides da Cunha é culpado ou inocente ?

Caro migalheiro, chegamos ao momento decisivo de nossa homenagem aos 100 anos da morte do escritor Euclides da Cunha.

Agora você poderá reescrever a história e determinar se Dilermando de Assis é inocente ou culpado pela "Tragédia de Piedade". Teria ele agido em legítima defesa ? Houve excesso ?

Para que você, leitor, pudesse encontrar respostas às inquietantes perguntas, nas matérias que trouxemos ao longo das últimas duas semanas (v. abaixo) procuramos retratar a trajetória desse genial escritor, destacando aspectos de sua vida pessoal e profissional, inclusive as que foram ligadas ao meio jurídico.

Vimos, no princípio, as relações de amizade de Euclides que certamente influenciaram sua produção intelectual. Vimos a habilidade do escritor não apenas em sua área de formação - engenheiro que era -, como também nas humanidades, com seu olhar geográfico, social e econômico sobre Canudos.

Destacamos também passagens curiosas d'"Os Sertões", que revelam as preocupações de Euclides em retratar traços de pessoas e situações envolvendo vertentes relacionadas à "disciplina da convivência humana" e, por fim, mergulhamos na trágica história que culminou com sua morte.

Nessas últimas matérias fizemos questão de apresentar, como não poderia deixar de ser, o homem Euclides - com toda sua fragilidade, ansiedade e desespero - por trás do brilhante engenheiro e escritor. Isso tudo para poder vislumbrar os angustiantes momentos que antecederam sua ida à Piedade, quando teve a vida ceifada pela bala do revólver de Dilermando de Assis.

Recontado todo o episódio - abrindo ampla defesa para os argumentos do réu Dilermando -, consultado os autos do processo do assassinato do escritor e auxiliado pelo distanciamento histórico que hoje temos dos fatos, Migalhas abre a sessão e o escolhe compulsoriamente para sentar na cadeira de jurado.

Em sua opinião, Dilermando é culpado ou inocente no episódio que levou à morte Euclides da Cunha ?

Como em todo júri, aqui também o voto é secreto e a decisão é soberana.

____________

Adquira !

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA