MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP quer sanção do projeto que prevê carga rápida

Presidente da OAB/SP quer sanção do projeto que prevê carga rápida

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, oficiou ontem, 17/6, ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando a sanção do projeto de lei 104/06 (antigo PLC 855/03). O projeto em questão foi aprovado pelo Senado na madrugada desta quarta-feira, 17/6.

Da Redação

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atualizado às 10:24


Andamento de processos

Presidente da OAB/SP quer sanção do projeto que prevê carga rápida

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, oficiou ontem, 18/6, ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando a sanção do projeto de lei 104/06 (antigo PLC 855/03). O projeto em questão foi aprovado pelo Senado na madrugada desta quarta-feira, 17/6.

O texto, que seguiu para sanção presidencial, garante aos advogados o direito de carga rápida dos autos, ou no prazo de uma hora. Se sancionada, a lei vai criar uma regra geral para a retirada dos autos pelos advogados e estagiários. Por enquanto, a decisão depende de cada juiz.

"A OAB/SP comemorou a aprovação do projeto, pela qual se empenhou desde 2003. Naquela ocasião, a entidade oficiou todos os parlamentares solicitando a aprovação da matéria", declarou D'Urso.

O projeto de lei 104/06, de autoria do deputado Carlos Sampaio, foi apresentado em 2003 à Câmara dos Deputados. Em 2006, o PL foi enviado ao Senado e neste ano recebeu parecer favorável do seu relator, senador Valter Pereira (PMDB/MS).

D'Urso lembra que em 2006, mesmo sem uma lei em vigor sobre o tema, o TJ/SP editou, a pedido da OAB SP, o Provimento 4, em que regulamenta a carga rápida na Justiça Estadual. A partir dali, os advogados passaram a ter direito de sair durante 45 minutos com os autos do processo, depois de preencher um formulário. No entanto, na Justiça Federal em São Paulo a retirada não é permitida, por falta de legislação.

O senador Valter Pereira não fez nenhuma alteração no PL, que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado tal como ele chegou da Câmara dos Deputados. O projeto de lei aprovado inclui o inciso IV ao artigo 40 do Código de Processo Civil. O novo dispositivo diz:

"O advogado tem o direito de retirar o processo de cartório, nos prazos comuns, pelo tempo de uma hora, para extração de cópias". A OAB/SP acredita que o procedimento facilitará a própria prestação jurisdicional, pela simplificação na prática de atos relativos ao andamento dos processos.

O presidente da OAB espera que com a sanção presidencial os Tribunais alterem seus provimentos para aplicar a carga rápida.

____________

_____________
__________

Leia mais

  • 17/6/09 - Senado aprova carga rápida dos autos facilitando a prestação jurisdicional - clique aqui.

_____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA