MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF suspende decisões do TJ/SP e aplica súmula sobre dias remidos

STF suspende decisões do TJ/SP e aplica súmula sobre dias remidos

O Plenário do STF suspendeu decisão do TJ/SP e determinou o cumprimento da Súmula Vinculante 9 do STF, que trata de dias remidos.

Da Redação

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Atualizado às 08:20


Súmula Vinculante 9


STF suspende decisões do TJ/SP e aplica súmula sobre dias remidos

O Plenário do STF suspendeu decisão do TJ/SP e determinou o cumprimento da Súmula Vinculante 9 do STF (clique aqui), que trata de dias remidos.

Assim, a Corte, por unanimidade, cassou decisões da 7ª e 12ª Câmaras da Seção Criminal do TJ/SP que restabeleceram a remição dos dias trabalhados para diminuição de tempo de cumprimento da pena para dois presos que cometeram faltas graves.

Os ministros acompanharam o voto da relatora da matéria, ministra Ellen Gracie, e julgaram procedentes as Reclamações - RCL 6541 e 6856, ajuizadas pelo MP/SP, com a ratificação da Procuradoria Geral da República.

Nas ações, o MP alegou o descumprimento da Súmula Vinculante 9 e também afronta à Súmula Vinculante 10, que trata da prerrogativa de reserva do Plenário. No caso, o Ministério Público alegou que os julgamentos das questões na Justiça Estadual não deveriam ter ocorrido pelas Câmaras Criminais do TJ/SP.

O artigo 127 da Lei de Execuções Penais (lei 7.210/84 - clique aqui) determina a perda dos dias remidos em caso de falta grave cometida pelo sentenciado. O benefício concede um dia de remição da pena para cada três dias de trabalho do condenado.

O Supremo já julgou a constitucionalidade deste dispositivo da lei e o editou na Súmula Vinculante 9, no sentido de reconhecer uma nova contagem de tempo, a partir da data de cometimento da falta grave, para o aproveitamento dos dias trabalhados pelo sentenciado.

Verbetes

Diz a Súmula Vinculante 9: "o disposto no artigo 127 da Lei 7.210/84 foi recebido pela ordem constitucional vigente e não se lhe aplica o limite temporal previsto no caput do artigo 58".

Diz a Súmula Vinculante 10: "Viola a cláusula de reserva de Plenário (CF, artigo 97 - clique aqui) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte".

Preliminar

Em discussão preliminar, os ministros debateram a questão da legitimidade do Ministério Público estadual para propor ação de Reclamação diretamente no STF. Entenderam que é legítima a participação do MP estadual na propositura de Reclamações perante o STF, exceto para reclamações trabalhistas, como lembrou o ministro Celso de Mello.

Segundo os ministros, nada impede que o procurador-geral da República assuma 'a paternidade' de uma ação proveniente de Ministério Público estadual. Ressaltaram, contudo, que essa ratificação por parte da PGR não substitui a legitimidade do MP local.

  • Processos relacionados :

Rcl 6541 - clique aqui.

Rcl 6856 - clique aqui.

__________
_________________

Leia mais

  • 25/6/09 - STF aprova duas súmulas vinculantes sobre remuneração de servidores públicos - clique aqui.

______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...