MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anamatra lança "Cartilha do Trabalhador"

Anamatra lança "Cartilha do Trabalhador"

A cartilha tem uma linguagem simples e educativa

Da Redação

quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Atualizado às 10:50

 

Anamatra lança "Cartilha do Trabalhador"

 

A cartilha tem uma linguagem simples e educativa e reúne os principais direitos sociais do cidadão

 

A "Cartilha do Trabalhador" é o principal instrumento do projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania", que integra o programa de metas da atual gestão da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), presidida pelo juiz Grijalbo Fernandes Coutinho. O lançamento oficial do projeto e da cartilha ocorreu hoje, às 9h, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. A solenidade contou com as presenças de magistrados, parlamentares, estudantes e de trabalhadores.

 

A comissão da Anamatra para formatação do projeto finalizou a elaboração da cartilha em 16/11. As gravuras da publicação são do cartunista Marcos Vaz. A comissão é composta pelos juízes Beatriz de Lima Pereira, Cláudio Brandão, Eliete da Silva Telles e Gustavo Vieira.

 

O objetivo da "Cartilha do Trabalhador" é levar a alunos da rede pública de ensino noções dos direitos básicos do cidadão e do trabalhador, como identificá-los e, principalmente, como exercê-los. "É fato constatado o desconhecimento da população sobre a Justiça do Trabalho e, principalmente sobre seus direitos trabalhistas, pela dificuldade de acesso às informações. O primeiro passo para se adquirir direitos é ampliar os conhecimentos. Saber que eles existem e com fazer vale-los", disse a juíza Eliete Telles.

 

O público alvo da cartilha são os adolescentes e jovens, alunos de cursos profissionalizantes do ensino médio, freqüentadores do ensino de jovens e adultos e trabalhadores em geral.

 

A cartilha tem uma linguagem simples e educativa e reúne os principais direitos sociais do cidadão. Temas como salário mínimo, licença maternidade, trabalho escravo, trabalho infantil, segurança do trabalho, Processo do Trabalho, acesso à Justiça do Trabalho, direitos expressos na CLT e na Constituição, deveres do trabalhador e do empregador, entre outros, estarão apresentados na forma de gibi.

 

A intenção é tornar a transmissão do conhecimento técnico mais agradável e de melhor compreensão. "Está provado por meio de pesquisas que o formato de gibi é a forma mais eficaz de comunicação, porque traz a informação escrita e visual. É mais divertido e abre os bloqueios ao conhecimento técnico", afirmou Eliete.

 

"Jotabê", "Zizi", "Pedrão", "Dona Nair", "Lili" e "Jairo" são os personagens de sete estorinhas na cartilha: "Trabalhador tem Direitos Humanos", "Contratos: Direitos e Deveres", "Trabalhador Saudável", "Trabalho Escravo e Trabalho Infantil", "Sindicato", "Justiça do Trabalho" e "Defenda seus Direitos".

 

Na primeira etapa do projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania" foram impressas 110 mil cartilhas. De acordo com Grijalbo Coutinho, o projeto não se restringirá às escolas. Ele disse que há expectativas de realizar parcerias com sindicatos e demais entidades ligadas aos direitos humanos, já que a maior meta é a defesa do direito do trabalhador e da democracia, apresentando os instrumentos e os caminhos que podem e devem ser percorridos para que sejam respeitados. O magistrado acrescentou ainda que a diretoria já definiu que a comissão terá autonomia para implementar o projeto e estará sob a coordenação do secretário-geral da Anamatra, Marcos da Silva Porto.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...