MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/AC entrega novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira à comarca de Sena Madureira

TJ/AC entrega novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira à comarca de Sena Madureira

O presidente do TJ/AC, desembargador Pedro Ranzi, entregou na sexta-feira, 26/6, à população do município de Sena Madureira, o novo Fórum “Desembargador Vieira Ferreira”, nome que homenageia Fernando Luiz Vieira Ferreira, o primeiro Juiz de Direito do Território Federal do Acre e Desembargador dos Tribunais de Apelação de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Da Redação

terça-feira, 30 de junho de 2009

Atualizado às 12:57


Solenidade

TJ/AC entrega novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira à comarca de Sena Madureira

O presidente do TJ/AC, desembargador Pedro Ranzi, entregou na sexta-feira, 26/6, à população do município de Sena Madureira, o novo Fórum "Desembargador Vieira Ferreira", nome que homenageia Fernando Luiz Vieira Ferreira, o primeiro juiz de Direito do Território Federal do Acre e desembargador dos Tribunais de Apelação de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

A solenidade de entrega foi prestigiada por diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre elas o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, e o representante do governador do Estado, procurador Cristovam Pontes de Moura.

Também prestigiaram o ato o presidente da OAB/AC, Florindo Poersch, o deputado estadual Gilberto Diniz e o secretário de saúde do Município de Rio Branco, Pascal Kalil, além de magistrados, diretores, assessores e servidores do Judiciário.

A execução do Hino Nacional Brasileiro marcou o início da solenidade, que teve prosseguimento com o descerramento da placa inaugural pelo Presidente do TJ/AC e autoridades presentes.

Em seguida, foi feita a apresentação de um vídeo institucional sobre a fundação da comarca, que prestou uma homenagem a algumas personalidades que fazem parte da história da Justiça no município, como os desembargadores Eva Evangelista, Arquilau Melo e Samoel Evangelista, os juízes de Direito Olívia Ribeiro e Luis Camolez, a ex-prefeita Antonia Vieira, em cuja administração foi realizada a doação do terreno ao Judiciário, e a servidora aposentada Osmira Albuquerque.

Ao cumprimentar os presentes, Pedro Ranzi falou de sua satisfação em poder entregar o novo Fórum à população do município. Ele ressaltou a importância da iniciativa da ex-presidente Izaura Maia, de oferecer melhor estrutura e conforto aos cidadãos que procuram o local e aos servidores que nele trabalham.

"Queremos que este local seja o ponto de encontro da saudação e da paz. O novo Fórum está aqui, pronto para ser utilizado. Saibam conservá-lo. Cuidem bem dele", enfatizou o Presidente.

A diretora do Foro da comarca de Sena Madureira, juíza de Direito Thaís Abou Khalil, destacou a importância da obra para a melhoria da prestação jurisdicional. "A população será melhor recebida neste novo local e esperamos poder oferecer, a partir dessa nova estrutura, um serviço cada vez qualificado", disse a magistrada, lembrando a passagem de Pedro Ranzi pela comarca, quando este ainda desempenhava as funções de juiz substituto.

O evento também contou com a participação do padre Rodrigo Tenro, que representou o padre Paulino Baldassari na bênção do novo prédio. A solenidade foi encerrada com uma visita às novas instalações e um coquetel servido aos convidados.

Investimento

Construído em terreno doado pela Prefeitura, ao lado do Cartório Eleitoral e no Centro da cidade, o prédio abriga as varas cível e criminal, o Juizado Especial Criminal e o Tribunal do Júri da comarca. Possui sala de Administração, composta pelos Cartórios do Contador e do Distribuidor, sala de Conciliação, Informática, Protocolo, Oficiais de Justiça, Advogado, Defensoria Pública e MP.

Com 938,65m2 de área construída, orçada em R$ 1.119.611,68, a construção da unidade teve início em agosto de 2008, na gestão da desembargadora Izaura Maia e foi concluída neste ano, na administração do desembargador Pedro Ranzi.

Já em funcionamento desde o início do mês de junho, o novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira tem garantido ambiente amplo e agradável à comunidade forense e aos jurisdicionados de Sena Madureira.

Comarca de 2ª Entrância, Sena Madureira possui hoje aproximadamente 5.800 processos em tramitação. A juíza de Direito Thaís Abou Khalil responde pela vara criminal, juizado especial criminal e diretoria do Foro; e o juiz de Direito substituto Robson Aleixo pela vara cível e juizado especial cível.

História

O Fórum da comarca de Sena Madureira foi instalado no dia 25 de setembro de 1968. O ato foi conduzido pelo desembargador Paulo Polly Nepomuceno, vice-presidente do TJ/AC à época, e contou com a presença do governador Jorge Kalume, dentre outras autoridades civis e militares. O Juiz de Direito Eduardo Vasconcellos de Mattos era o responsável pela comarca.

O nome "Desembargador Vieira Ferreira" tornou-se legítimo por força do Decreto Estadual 169, de 26 de setembro de 1968, assinado pelo então Governador Kalume, e publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 30 de setembro de 1968, data em que entrou em vigor.

  • Desembargador Samoel Evangelista, corregedor geral da justiça

"O fundamental é que o Judiciário aqui na comarca tem seu endereço, com instalações bem confortáveis e equipadas. Isso é bom para o nosso servidor, e ainda melhor para o jurisdicionado. Com a conclusão desta obra, é importante ressaltar que o Judiciário vem conquistando avanços em várias áreas. Nós temos a melhoria do espaço físico, tivemos recentemente a nomeação de novos Juízes Substitutos, agora mesmo estamos com um processo seletivo para nomeação de Juízes Leigos e Conciliadores. Tudo isso faz parte de um projeto que busca dotar a estrutura judiciária de meios capazes de atender melhor a nossa população."

  • Nilson Areal, prefeito de Sena Madureira

"Essa inauguração é fundamental para nossa cidade e todos nós estamos de parabéns. É uma honra para a Prefeitura de Sena ser parceira dos Poderes que se fazem presente em nosso município. Assim como foi doado um terreno para o Tribunal de Justiça, fizemos o mesmo com o Ministério Público."

  • Juiz de Direito, Luis Camolez, atual diretor do Foro da comarca de Rio Branco. Atuou em Sena Madureira no período de 1999 a 2003.

"Quando Juiz em Sena Madureira, consegui a doação deste terreno onde hoje está erguido o novo Fórum. É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dessa história. Tenho certeza que essas instalações realmente vêm oferecer melhores serviços. Eu vim prestigiar a inauguração porque estou maravilhado com esta nova unidade. Meus parabéns aos colegas que aqui estão, e à cidade de Sena, também, pelos novos ares".

  • Juíza de Direito Thaís Aboul Khalil, titular da vara criminal da comarca e diretora do Foro de Sena Madureira

"Este novo Fórum vem contribuir para a melhoria do nosso atendimento e do nosso trabalho. Aqui receberemos com mais comodidade e segurança os cidadãos que nos procuram. Além disso, os servidores agora possuem salas amplas e bem equipadas. Então, se por um lado é uma forma de motivação, por outro, o novo Fórum valoriza e fica à altura da histórica cidade de Sena Madureira".

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA