MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ se despede do ministro Paulo Gallotti

STJ se despede do ministro Paulo Gallotti

Ontem, 30/6, foi dia de homenagens e de tristeza no STJ. As sessões da Corte Especial e do Pleno do STJ marcaram a despedida do ministro Paulo Gallotti, que deixa o tribunal após 10 anos de excelentes serviços prestados.

Da Redação

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Atualizado às 08:25


Aposentadoria


STJ se despede do ministro Paulo Gallotti

Ontem, 30/6, foi dia de homenagens e de tristeza no STJ. As sessões da Corte Especial e do Pleno do STJ marcaram a despedida do ministro Paulo Gallotti, que deixa o tribunal após 10 anos de excelentes serviços prestados.

Paulo Gallotti agradeceu todas as homenagens recebidas e ressaltou que tem orgulho de ter sido ministro do STJ: "Hoje faz dez anos que assumi minha vaga no tribunal. Tenho profundo orgulho e honra". Por motivos pessoais, o ministro antecipou em cinco anos a aposentadoria compulsória.

Destacando que o STJ cumpre seu papel para que o Judiciário se engrandeça ainda mais, Gallotti não perdeu a oportunidade de elogiar os novos rumos do STJ com a utilização do processo eletrônico. Ele se disse absolutamente certo e convicto de que o tribunal está no caminho certo.

Ao anunciar a última participação de Paulo Gallotti na Corte Especial, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, lamentou a antecipação da aposentadoria do colega. "Sabemos de suas motivações, mas lamentamos profundamente".

Falando em nome da Corte, o decano do STJ, ministro Nilson Naves, afirmou que o tribunal foi surpreendido com a notícia de que "o bom amigo e excelente colega" se despediria do Judiciário. Ele afirmou que com a aposentadoria antecipadíssima de Paulo Galllotti, o STJ perde um de seus mais experientes membros e em fase de notória produtividade. "O grande espírito, o imenso coração e os anos de judicatura fizeram-no aproximar-se, cada vez mais, da essência do juiz", enfatizou.

Nilson Naves ressaltou que estava expressando o sentimento e o reconhecimento unânime dos ministros da Corte pelo trabalho que, ao longo dos últimos dez anos, Gallotti desenvolveu com notável equilíbrio e discrição no Superior Tribunal. Emocionado, Nilson Naves afirmou que Paulo Gallotti deixará saudade: "O vazio que fica é do tamanho de sua dignidade. É impossível esquecer as boas horas de convivência que tivemos".

Pleno

O ministro também foi saudado pelo Pleno do Tribunal. O ministro Jorge Mussi, conterrâneo e amigo de anos, falou em nome de todos da Corte, destacando as qualidades de Paulo Gallotti: "Juiz tolerante, sem conivências, e altivo, sem temeridade. Um exemplo à magistratura brasileira".

Jorge Mussi ressaltou o espírito de liderança do ministro Paulo Gallotti, que aproximou a magistratura da sociedade, conquistando espaços até então reconhecidamente intransponíveis. "Nós podemos, todos, escolher os nossos médicos; nós podemos escolher nossos dentistas; mas não podemos escolher nunca os nossos juízes. Esses são aqueles que o Estado nos dá. E feliz do país que teve nos seus quadros um juiz da inteligência e do estofo moral de Paulo Gallotti", afirmou.

Lembrando que já deveria estar acostumado com as sessões de despedida, o ministro Cesar Rocha lamentou a perda da convivência diária com o ministro Gallotti e também a voz sensata nos seus momentos de angústia. "Suas lições servirão para nortear todos os momentos. Fica meu abraço fraternal".

O homenageado afirmou o seu profundo orgulho e honra de integrar um Tribunal como o STJ e trabalhar com magistrados notáveis. "Desejo agradecer a cada um os momentos passados por aqui", disse.

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...