MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Soberania e Integração Latino-Americana - uma perspectiva constitucional"

Resultado do sorteio da obra "Soberania e Integração Latino-Americana - uma perspectiva constitucional"

Da Redação

terça-feira, 7 de julho de 2009

Atualizado em 2 de julho de 2009 09:45


Sorteio de obra

"Soberania e Integração Latino-Americana - uma perspectiva constitucional", obra de autoria de Flávio Augusto Saraiva Straus, procura demonstrar que a integração econômica internacional não interessa apenas as grandes nações, mas também aos agentes econômicos do mercado globalizado. Quatro exemplares do título foram doados gentilmente pelo autor.

Sobre a obra :

Estudo de Direito Constitucional Internacional, a presente obra parte de idéia corrente na atual doutrina do Direito Internacional brasileiro, sobre a existência de pretensa "antinomia" entre Soberania e integração.

Inicia-se com a análise da conceituação básica dos dois termos, com ênfase na evolução histórica do tema da Soberania, do surgimento na consolidação das monarquias absolutas à noção contemporânea da titularidade popular, e nas experiências concretas de integração econômica. Recorre-se à doutrina e ao Direito Constitucional Comparado, terminando o primeiro capítulo com a abordagem dos efeitos da chamada "globalização" da economia sobre as soberanias nacionais, onde a integração desponta como verdadeiro instrumento de defesa, bem como com a constatação da efetiva harmonia existente entre os institutos nos modernos Estados Democráticos de Direito.

Adentrando, em seguida, o instrumental de interpretação fornecido pelo Direito Constitucional, constata-se a plena efetividade da norma-programa contida no parágrafo único do artigo quarto da Constituição Federal brasileira, com vistas à "formação de uma comunidade latino-americana de nações", afasta-se, com fundamento nos princípios da unidade e da máxima efetividade das normas constitucionais, qualquer possibilidade de existência da antinomia referida ao início, e constata-se a prevalência dos tratados tendentes à integração latino-americana, dos quais o Brasil seja parte, sobre quaisquer normas infra-constitucionais, anteriores ou posteriores, que lhes sejam contrárias.

Conclui-se, finalmente, que a Soberania pertence ao Povo, em um Estado Democrático de Direito, em nada se onera com as experiências de integração internacional e, pelo contrário, superlativiza-se através destas, no atual contexto de globalização econômica, bem como que a Constituição o da República Federativa do Brasil, assim como as de suas congêneres do Mercosul, é perfeitamente apta a ensejar a efetiva integração latino-americana.

Sobre o autor :

Flávio Augusto Saraiva Straus é gradudo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado.

_______________

Ganhadores :

Samuel Vigiano, do escritório Demarest e Almeida Advogados, de São Paulo/SP;

Antonieta Bessa, advogada do escritório Melo e Martini Advogados Associados, de Natal/RN;

Elisabete Z. de Souza, de Porto Ferreira/SP;

Williams Coelho Costa, de Campinas/SP.


______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...