MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF da 3ª região entende ser incabível a exigência de anotação de responsabilidade técnica por parte de empresa de cimento

TRF da 3ª região entende ser incabível a exigência de anotação de responsabilidade técnica por parte de empresa de cimento

Trata-se de um caso onde o CREA cobrou indevidamente anotação de responsabilidade técnica de uma indústria concreteira entendendo que o fornecimento de lajes estaria configurado como prestação de serviços passível de fiscalização pelo CREA.

Da Redação

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Atualizado às 08:00


Prestação de serviços ou exercício de comércio ?

TRF da 3ª região entende ser incabível a exigência de anotação de responsabilidade técnica

Trata-se de um caso onde o CREA cobrou indevidamente anotação de responsabilidade técnica de uma indústria concreteira entendendo que o fornecimento de lajes estaria configurado como prestação de serviços passível de fiscalização pelo CREA.

O TRF da 3ª região entendeu que é incabível a exigência de ARTs no caso concreto, posto que a indústria não efetua prestação de serviços mas sim exercício de comércio. Tal precedente é importante pois libera as indústrias fornecedoras de insumos para a construção civil da obrigatoriedade de anotação da ART.

O advogado Danny Fabrício Cabral Gomes do escritório Cabral Gomes Advogados Associados, foi o advogado que defendeu a empresa Concremol Ind. Com. e Construções Ltda.

  • Confira abaixo.

_____________

APELAÇÃO CÍVEL Nº 2002.03.99.032865-5/MS

RELATOR : Desembargador Federal MÁRCIO MORAES

APELANTE : Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA

ADVOGADO : ANA CRISTINA DUARTE

APELADO : CONCREMOL IND/ COM/ E CONSTRUCOES LTDA

ADVOGADO : DANNY FABRICIO CABRAL GOMES

No. ORIG. : 97.00.04660-5 4 Vr

CAMPO GRANDE/MS

EMENTA AÇÃO ORDINÁRIA. NULIDADE DE NOTIFICAÇÕES E AUTOS DE INFRAÇÃO. CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA DO MATO GROSSO DO SUL (CREA-MS). ATIVIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DE LAJES. ATIVIDADE QUE NÃO SE CONFUNDE COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. ART. 1º E 2º DA LEI 6.496, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1977.

1. A "Anotação de Responsabilidade Técni ca" (ART) é impositiva sempre que houver contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de serviços referent es às atividades fiscalizadas pelo CREAA.

2. O simples fornecimento de lajes não constitui prestação de serviços, visto que predomina, neste caso, o "dare" em relação ao "facere", constituindo, na ve rdade, atividade comercial, que não se confunde com prestação de serviços. 3. Apelação e remessa oficial, tida por su bmetida, a que se nega provimento.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por unanimidade, negar provimento à apelação e à remessa oficial, tida por submetida, nos termos do relatório e voto que ficam faze ndo parte integrante do presente julgado.

São Paulo, 25 de junho de 2009.

RUBENS CALIXTO
Juiz Federal Convocado

____________

____________