MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão da Câmara facilita emissão de visto para trabalho temporário

Comissão da Câmara facilita emissão de visto para trabalho temporário

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira, 15/7, o PL 2594/07, do deputado William Woo (PSDB/SP) que facilita a permanência no Brasil do estrangeiro, mesmo sem vínculo empregatício.

Da Redação

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Atualizado às 08:40

Estrangeiros no Brasil

Comissão da Câmara facilita emissão de visto para trabalho temporário

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira, 15/7, o PL 2594/07 (clique aqui), do deputado William Woo (PSDB/SP) que facilita a permanência no Brasil do estrangeiro, mesmo sem vínculo empregatício, que vier com qualquer uma das seguintes funções:

- atender pessoa jurídica de direito privado em situação de emergência;

- para transferir conhecimentos tecnológicos;

- para prestar assistência técnica; ou

-para treinar pessoas.

Pelo projeto, esse estrangeiro terá direito a visto temporário e autorização de trabalho por até 90 dias, bastando apresentar: cópia do passaporte; comprovação da formação profissional; recibo do recolhimento da taxa individual de imigração; e cópia do estatuto ou ato constitutivo da pessoa jurídica, com comprovante de inscrição no CNPJ.

O objetivo é desburocratizar a concessão de vistos, "dotando o País de uma legislação mais ágil e consentânea com o mundo globalizado", argumenta o autor da proposta.

Reparo de navio

"De fato, no mundo globalizado de hoje, é inevitável a utilização de mão-de-obra estrangeira especializada por empresas de todos os setores da economia, para a realização de serviços de natureza temporária, para transferência de tecnologia e treinamento de pessoal", afirma a relatora, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que classificou de "anacrônicas" as dificuldades impostas pela legislação vigente.

A relatora introduziu no projeto uma emenda destinada a sanar problemas na entrada emergencial no País de técnicos enviados por armadores, ou seguradoras de navios, para realizar serviços de reparo ou manutenção.

Considerando que em muitas ocasiões a vinda deste técnico é decidida em um final de semana, ou em alguma outra situação na qual o contato prévio com o consulado brasileiro na cidade de origem não é possível, a relatora incluiu no texto uma autorização para que baste uma carta do armador explicando as razões da viagem e o tempo estimado de permanência.

De forma semelhante, em caso de necessidade emergencial de reparo de navio, a emenda permite que o agente marítimo apresente à Policia Federal, ao chegar no aeroporto, uma carta nos mesmos termos, solicitando um prazo padrão de permanência de quinze dias.

Tramitação

Já aprovado pela comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o projeto - sujeito à apreciação conclusivo - segue para a comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive para análise de mérito.


__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA