MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado acusado de sequestrar criança é condenado após receber HC do STF

Advogado acusado de sequestrar criança é condenado após receber HC do STF

O advogado Ademilson Alves de Brito, preso há três anos, acusado de seqüestrar e manter em cativeiro o garoto Lucas Da Silva, de 6 anos, recebeu, no dia 15/7, HC por excesso de prazo da prisão. Segundo o ministro Marco Aurélio, que concedeu o HC, "nada justifica que, sem culpa formada, alguém permaneça preso por mais de três anos". Um dia depois, o acusado foi julgado e condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, pelo juiz Davi de Castro Pereira Rio.

Da Redação

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Atualizado às 08:10

Um dia após o outro

Advogado acusado de sequestrar criança é condenado após receber HC do STF

O advogado Ademilson Alves de Brito, preso há três anos, acusado de seqüestrar e manter em cativeiro o garoto Lucas Da Silva, de 6 anos, recebeu, no dia 15/7, HC por excesso de prazo da prisão. Segundo o ministro Marco Aurélio, que concedeu o HC, "nada justifica que, sem culpa formada, alguém permaneça preso por mais de três anos". Um dia depois, o acusado foi julgado e condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, pelo juiz Davi de Castro Pereira Rio.

  • Acompanhe abaixo matérias sobre o caso.

_________________

STF -  17/7/09

Ministro Marco Aurélio concede HC a advogado acusado de sequestrar criança

Em decisão publicada no dia 15 de julho, o ministro Marco Aurélio, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar no Habeas Corpus (HC) 97283 para determinar a liberdade do advogado Ademilson Alves de Brito, acusado de sequestrar e manter em cativeiro por 63 dias o garoto Lucas da Silva, de seis anos.

O caso ocorreu na cidade de Arujá (SP), onde Ademilson era morador do condomínio onde também residiam Lucas e sua família.

A Justiça local determinou a prisão temporária do acusado por trinta dias, que passou a cumprir no dia 3 de junho de 2006. A prisão foi prorrogada e depois transformada em preventiva, considerando que a denúncia foi recebida.

A defesa de Ademilson alega que a prisão é ilegal por ter excedido o prazo razoável e pediu um alvará de soltura para que ele possa responder ao processo em liberdade.

Para o ministro Marco Aurélio, "nada justifica que, sem culpa formada, alguém permaneça preso por mais de três anos". Ao conceder a liminar para determinar a liberdade do acusado, o ministro ressaltou que o Estado deve se aparelhar para encerrar o processo em prazo razoável, como previsto nas garantias constitucionais.

"O fato de o processo envolver vários réus não justifica a apontada demora, valendo notar a legislação instrumental, no que viabiliza o desmembramento", ressaltou o ministro.

Com esse entendimento, concedeu a liminar para Ademilson responder em liberdade, caso não estivesse preso por outro motivo.

____________________

O Estado de S. Paulo -  18/7/09

Advogado suspeito de sequestro é condenado

O advogado Ademilson Alves de Brito foi condenado anteontem pelo juiz Davi de Castro Pereira Rio a 36 anos de prisão em regime fechado por envolvimento no sequestro do menino Lucas da Silva, de 6 anos. O crime aconteceu em maio de 2006, na cidade de Arujá, na Grande São Paulo. A criança era vizinha do acusado em um condomínio de luxo no município e ficou dois meses em cativeiro até a Polícia Militar descobrir o local.

Brito estava detido desde o desfecho do caso, em julho de 2006, aguardando julgamento. Ele chegou a ficar dois dias livre na semana passada, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o advogado deveria aguardar julgamento em prisão domiciliar. A família ficou revoltada com o retorno do homem ao condomínio e procurou novamente a Justiça, alegando insegurança com a presença de Brito no condomínio. O juiz então o condenou.

Quando retornou para casa, Brito comemorou a liberdade com um churrasco e música ao vivo. Ele permaneceu ao lado dos filhos e chegou a convidar alguns vizinhos do residencial para a festa. Ontem, ao ser preso pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), o advogado disse que é inocente. Ele foi levado para a sede do Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado (Deic), onde por diversas vezes sorriu ao ser filmado pela imprensa. O acusado voltou a falar que é inocente e vai "provar que não tem relação com o caso de sequestro".

Ainda ontem ele foi transferido para uma prisão na Cavalaria da Polícia Militar até aguardar transferência para uma cela especial. Além dele, outros 14 suspeitos de integrar a quadrilha que sequestrou a criança estão presos. A família da vítima não foi localizada para comentar o caso.

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...