MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil do Advogado e da Sociedade de Advogados"

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil do Advogado e da Sociedade de Advogados"

Da Redação

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Atualizado em 20 de julho de 2009 11:38


Sorteio de obra

"Responsabilidade Civil do Advogado e da Sociedade de Advogados" (Atlas - 154p.), livro de autoria de Júlio César Rossi, apresenta questões fundamentais relativas ao sistema de responsabilidade civil à luz da CF, do CC e do CDC. Um exemplar foi doado gentilmente pelo COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional.

Sobre a obra :

Não raro, deparamo-nos com a extrema dificuldade de aplicação das teorias da responsabilidade civil existentes em nosso ordenamento, cujas diretrizes encontram-se fundadas na Constituição da República de 1988.

As teorias subjetiva e objetiva, cada qual com suas peculiaridades, seja no Código Civil, seja no Código de Defesa do Consumidor, possuem caminhos próprios, que vão desde a necessidade de demonstração de pressupostos até a utilização de meios próprios para a caracterização da responsabilidade do agente.

Da mesma forma, os sistemas contemplam as excludentes de responsabilidade civil do agente sobre o qual recai a imputação e que, caso demonstradas, afastam a obrigação de indenizar a vítima pelos danos eventualmente experimentados.

Buscar-se-á, com base nos sistemas de responsabilidade civil do Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, investigar a responsabilidade do advogado e da sociedade de advogados, com suas peculiaridades e implicações.

Outrossim, proceder-se-á ao exame da sistemática própria de cada uma das teorias no âmbito do Código Civil, com enfoque nos elementos, nas excludentes, na caracterização do dano em geral e na prova de sua existência, bem como nos critérios para a fixação do quantum indenizatório.

Sobre o autor :

Júlio César Rossi é mestre em Direito pela UNESP, pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP, pós-graduado em Direito Tributário, especialista em Direito Constitucional e em Direito de Família e das Sucessões pelo Centro de Extensão Universitária (CEU). Advogado.

_______________

 Ganhadora :

Cristiane Guandalina Rodrigues, advogada do Unibanco Seguros S.A., de Osasco/SP








___________