MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pendura aí - Infelizmente, a conta não vai ser paga...

Pendura aí - Infelizmente, a conta não vai ser paga...

Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais. Devido à criação desses cursos jurídicos no Brasil, amanhã, 11 de agosto, também é comemorado o Dia do Advogado. Neste dia de festa para a comunidade jurídica acontece o Dia do Pendura, uma tradição do início do século XX.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atualizado em 31 de julho de 2009 10:18


Dia do Pendura

Tradicional comemoração do Dia do Advogado acontece amanhã

Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais.

Devido à criação desses cursos jurídicos no Brasil, amanhã, 11 de agosto, também é comemorado o Dia do Advogado. Neste dia de festa para a comunidade jurídica acontece o Dia do Pendura, uma tradição do início do século XX.

Nesta época, os comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. Essa era uma forma de atrair mais fregueses, pois, naquela época, os estudantes eram quase todos de famílias ricas.

Com o tempo, o número de alunos cresceu muito e os restaurantes não queriam mais aceitar que eles não pagassem pelo que comessem. Na década de 30, os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco oficializaram o Dia de Pendura (ou o Pindura).

Atualmente, alguns restaurantes preferem fechar suas portas neste dia, principalmente do Largo São Francisco. Enquanto isso, outros locais entram no clima do Dia do Pendura, na esperança de conquistar a confiança de novos clientes.

A comemoração, mantida até os dias de hoje, consiste em comer, beber e não pagar. Mas, segundo o Código Penal (clique aqui), artigo 176, comer em restaurantes sem pagar é crime. Entretanto, na maioria dos casos que chegam à Justiça, os estudantes são absolvidos.

Art. 176 - Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento:

Pena - detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.

Parágrafo único - Somente se procede mediante representação, e o juiz pode, conforme as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.

Dia do Garçom

Comemora-se também em 11 de agosto o Dia do Garçom.

Então, no Dia do Pendura, os estudantes fazem questão de contribuir com os 10% da conta e pagam também a bebida que consomem.

 

 

 

____________
________________

Leia mais

  • 11/8/05 - Estudantes vão à Daslu e penduram conta de R$ 488 - clique aqui.

_________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas