sexta-feira, 16 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

TJ/PR - D'Artagnan Serpa Sá toma posse como desembargador

O desembargador D'Artagnan Serpa Sá tomou posse ontem, 3/8, no plenário do TJ. Ele era juiz de Direito substituto em Segundo Grau e foi promovido por merecimento. A vaga pertencia ao desembargador José Antônio Vidal Coelho, ex-presidente do TJ, que se aposentou depois de 42 anos de magistratura.

terça-feira, 4 de agosto de 2009


Promoção

TJ/PR - D'Artagnan Serpa Sá toma posse como desembargador

O desembargador D'Artagnan Serpa Sá tomou posse ontem, 3/8, no plenário do TJ. Ele era juiz de Direito substituto em 2º grau e foi promovido por merecimento. A vaga pertencia ao desembargador José Antônio Vidal Coelho, ex-presidente do TJ, que se aposentou depois de 42 anos de magistratura.

A cerimônia foi conduzida pelo atual presidente da casa, desembargador Carlos Hoffmann. Participaram autoridades, familiares e amigos do novo desembargador.

Coube à desembargadora Joeci Machado Camargo o discurso de saudação ao novo colega. Ela falou sobre a trajetória de Sá, de funcionário de farmácia ao TJ, e citou trechos da letra de "Canção da América" (Milton Nascimento/Fernando Brandt) para ilustrar a forte amizade com o desembargador.

A advogada Priscila Sá, representante da OAB/PR, resgatou a atuação dele na vara de execuções penais, onde buscou resolver problemas a partir do contato direto com presos. O procurador Lineu Kirschner, do MP, exaltou a capacidade do novo desembargador para conduzir o processo judiciário.

Em seu discurso de posse, Sá agradeceu pelo apoio de familiares, amigos, ex-professores, juízes, desembargadores e funcionários das comarcas por onde passou: "A gratidão é o primeiro dever do homem de bem, sendo certo que a gratidão é a memória do coração". O novo desembargador ainda lembrou que "a prestação jurisdicional correta, justa, imparcial, rápida e sábia é direito de todo cidadão e obrigação de todo juiz, em qualquer grau de jurisdição".

O presidente do TJ falou sobre partidas e chegadas. "D'Artagnan chega a este pleno para a ocupar a vaga do respeitadíssimo desembargador José Antônio Vidal Coelho, que deixou esta corte por força da aposentadoria compulsória". Hoffmann disse que o poder judiciário espera do novo desembargador o mesmo zelo funcional, o mesmo senso de equidade e o mesmo grau de responsabilidade profissional que ele empregou até agora.

Trajetória

Natural de Curitiba, Sá tem 52 anos. Já oficial da PM, formou-se em Direito em 1984, na PUC. Quatro anos depois, aprovado em concurso, iniciou a carreira de juiz em Rolândia, no Norte do Paraná. Passou, ainda, por Tibagi, Campo Mourão e Palmas até retornar à Capital, em 1995. Após atuar na vara de execuções Penais e em varas da Família, foi juiz eleitoral e chegou ao TJ em 2006. Casado há 25 anos com Mariluce de Souza Sá, é pai de três filhos: Maximiliano, Marcelo e Mário. O novo desembargador também dá aulas de Direito Penal na PUC.

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/8/2009 08:02