MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bacharel que está sendo processado pode ser inscrito na Ordem ?

Bacharel que está sendo processado pode ser inscrito na Ordem ?

A Justiça Federal determinou em maio de 2009, que a OAB/RJ permitisse a inscrição como advogado de um bacharel em direito, cujo pedido havia sido indeferido porque havia contra si uma Ação Penal instaurada, ainda não transitada em julgado.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atualizado em 4 de agosto de 2009 15:16


Casa de ferreiro, espeto de pau

Bacharel processado pode ter sua inscrição indeferida na Ordem ?

De acordo com a CF/88 todo mundo é inocente até que se prove o contrário. A norma é clara : "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, consagrando a presunção de inocência, um dos princípios basilares do Estado de Direito como garantia processual penal, visando à tutela da liberdade pessoal."

Apesar disso, algumas vezes, tomamos alguém por culpado antes da hora.

A questão que se coloca

diz respeito à inscrição na Ordem de bacharéis em Direito com alguma ação penal instaurada, mas ainda não transitada em julgado.

Num caso, no RJ, a Justiça Federal determinou em maio de 2009 que a OAB/RJ permitisse a inscrição de um bacharel. Ocorre que a OAB havia indeferido o pedido dele, em vista de uma ação penal em curso (clique aqui).

Um mês depois, em Goiás, aconteceu um caso parecido e o Conselho Seccional da OAB reformou a decisão da sua Comissão de Seleção e aceitou o recurso do bacharel, permitindo sua inscrição com base nos direitos fundamentais.

O conselheiro relator, deste último caso, Pedro Paulo Guerra de Medeiros, concluiu que o cidadão submetido à persecução penal ainda não concluída com decisão coberta pelo manto do trânsito em julgado, tem direito à inscrição.

Medeiros disse ainda que "a inscrição nesta Seccional de Goiás deve ser deferida, sendo possível eventualmente instaurar paralelamente o devido procedimento administrativo visando apurar-se eventual ocorrência de fatos que tornam o ora recorrente moralmente inidôneo, diante da independência das instâncias e tipicidades previstas nas esferas administrativa e judicial".

  • Clique aqui para ler o Acórdão do caso de Goiás na íntegra.

Caso Pimenta Neves

No caso do jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, o Conselho Seccional da OAB/SP deliberou no dia 17/11/08, em sessão secreta, pelo indeferimento ao pedido de inscrição definitiva de Pimenta Neves como advogado em seus quadros. Os conselheiros ponderaram se a conduta social do jornalista seria compatível com a dignidade da advocacia e se ele teria as condições adequadas para seu desempenho, uma vez que é autor confesso de crime de homicídio.

Pimenta Neves é bacharel em Direito desde 1973 e pela lei 5.960 (clique aqui) (revogada pelo Estatuto da Advocacia - lei 8.906/94) estaria dispensado de prestar o Exame de Ordem. Com isso solicitou inscrição nos quadros da OAB/SP depois de ter sido acusado do assassinato da jornalista Sandra Gomide, em 2000, crime pelo qual foi condenado pelo Tribunal de Júri do TRJ/SP, em 13 de dezembro de 2006.

_________
______________

Leia mais

  • 18/11/08 - OAB/SP indefere pedido de inscrição definitiva de Pimenta Neves como advogado em seus quadros - clique aqui

_______________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA