MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS - Desembargador Volkweiss é homenageado em sua última sessão no Órgão Especial

TJ/RS - Desembargador Volkweiss é homenageado em sua última sessão no Órgão Especial

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, entregou ontem, 10/8, ao presidente do TRF da 1ª região, Jirair Meguerian, memorial com o objetivo de apresentar a discordância da entidade em relação à pretensão da Associação dos Juízes Federais da 1ª região, que defende que a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Carlos Mathias - que chegou ao cargo de desembargador por meio do mecanismo do Quinto Constitucional da advocacia - deva ser preenchida por um juiz federal.

Da Redação

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Atualizado às 08:03


Aposentadoria compulsória

TJ/RS - Desembargador Volkweiss é homenageado em sua última sessão no Órgão Especial

Próximo da aposentadoria compulsória ao completar 70 anos de vida, no próximo dia 16/8, o desembargador Roque Joaquim Volkweiss integrou ontem, 10/8, a composição do Órgão Especial pela última vez. O des. Arminio José Abreu Lima da Rosa, presidente do TJ, fez referências elogiosas à presença do desembargador Volkweiss no colegiado.

Em nome do TJ, o desembargador Francisco José Moesch saudou o colega bacharelado pela UFRGS em 1965. Professor universitário e atuante na OAB, descreveu o homenageado como ativo compositor de músicas e advogado tributarista, tendo sido sócio-fundador do Centro de Estudos Tributários da Faculdade de Direito da UFRGS, presidente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (TARF) e autor de inúmeros pareceres e livros na área tributária.

O des. Moesch afirmou que o des. Roque sempre desenvolveu um trabalho digno dos mais amplos elogios: "Nesta saudação ressalto a educação, a polidez, a capacidade técnica do magistrado e a marcante disponibilidade de servir". Nomeado desembargador em vaga reservada aos Advogados, lembrou, o desembargador Vokweiss permaneceu no TJ por 10 anos, a partir de junho de 1999.

Em agradecimento, o des. Volkweiss referiu estar emocionado com a homenagem prestada pelo Órgão Especial do TJ/RS. Agradeceu as verdadeiras aulas recebidas. "O TJ é uma escola permanente", afirmou. Considerou ainda que se sentiu sempre "em casa" no Tribunal. O magistrado participará ainda nesta semana da sessão de julgamentos da 2ª câmara cível do TJ/RS, a realizar-se na quarta-feira.

________________________