MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão da Câmara aprova fim de tarifa para liquidação antecipada de crédito

Comissão da Câmara aprova fim de tarifa para liquidação antecipada de crédito

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira, 12/8, o Projeto de Decreto Legislativo - PDC 1564/09, dos deputados Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) e Ana Arraes (PSB/PE), que susta a aplicação de norma do Banco Central que permite a cobrança da Tarifa por Liquidação Antecipada nas operações de crédito ao consumidor firmadas antes de 6 de setembro de 2006.

Da Redação

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atualizado em 12 de agosto de 2009 16:07


Liquidação antecipada


Comissão da Câmara aprova fim de tarifa para liquidação antecipada de crédito

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira, 12/8, o Projeto de Decreto Legislativo - PDC 1564/09 (clique aqui), dos deputados Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) e Ana Arraes (PSB/PE), que susta a aplicação de norma do Banco Central que permite a cobrança da Tarifa por Liquidação Antecipada nas operações de crédito ao consumidor firmadas antes de 6 de setembro de 2006. O relator, deputado Filipe Pereira (PSC/RJ), recomendou a aprovação da proposta.

A liquidação antecipada é um direito assegurado pelo CDC (clique aqui), que trata das chamadas "cláusulas abusivas". Quem adquire produtos ou serviços financiados tem direito a quitá-los antes do prazo, total ou parcialmente, com redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

O CMN autorizou, entre 6 de setembro e 6 de dezembro de 2006, a cobrança de tarifa por liquidação antecipada. Em 1º de fevereiro de 2008, ela foi novamente autorizada, agora para contratos anteriores a 6 de setembro de 2006. Essa autorização está prevista em dispositivo da Carta-Circular 3.295/08 (clique aqui), do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central. É esse dispositivo que o projeto pretende sustar.

Pela proposta, as tarifas cobradas dos consumidores a partir da Carta-Circular deverão ser restituídas.

Tramitação

O projeto ainda será votado nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, seguirá para o Plenário.

_______________________

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram