MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correios lançam selo em alusão aos 55 anos da Amagis

Correios lançam selo em alusão aos 55 anos da Amagis

A Amagis lançou ontem, 13/8, em Belo Horizonte, o selo postal emitido pelo Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, em comemoração aos 55 anos da Associação. A solenidade contou com a participação do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e autoridades dos Três Poderes.

Da Redação

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atualizado às 13:39


Solenidade

Correios lançam selo em alusão aos 55 anos da Amagis

A Amagis lançou ontem, 13/8, em Belo Horizonte, o selo postal emitido pelo Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, em comemoração aos 55 anos da Associação. A solenidade contou com a participação do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e autoridades dos Três Poderes.

Foram impressas 12 mil unidades do selo, que traz a foto do edifício-sede da Amagis, localizado em Belo Horizonte, além da logomarca da Associação e uma referência aos seus 55 anos. Foi criado ainda um carimbo especial com a logomarca da Amagis, que será utilizado em correspondências de hoje até o próximo dia 12/9.

A primeira cartela de selos foi obliterada pelo ministro das Comunicações juntamente com o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais. Em seguida, foram feitas mais oito obliterações pelo presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho, procurador geral de Justiça, Alceu Marques Torres, presidente do TJMMG, Cel Rúbio Paulino, prefeito de BH, Márcio Lacerda, vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges, o ex-presidente do TJ/MG, desembargador Gudesteu Biber Sampaio e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira.

O diretor regional dos Correios, Fernando Miranda Gonçalves, entregou ao presidente da Amagis uma réplica do carimbo de primeiro dia de circulação do selo.

Selos

Os selos postais destinam-se a homenagear instituições, personalidades, fatos históricos, ações governamentais e temas de destaques no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. Eles representam a história, personagens e realizações, que, por sua importância, formam a vida nacional em seus diversos aspectos.

Medalha

A Associação também homenageou nove autoridades com a outorga da "Medalha Comemorativa dos 55 anos da Amagis". Receberam a comenda o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o 1º vice-presidente do TJ/MG, desembargador Cláudio Costa, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Jarbas Ladeira, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio Paduani, o ex-presidente do TJ/MG, desembargador Gudesteu Biber Sampaio e o presidente da Apamagis, Henrique Nelson Calandra. O 2º vice-presidente do TJ/MG, desembargador Reynaldo Ximenes, não pôde comparecer à solenidade, em razão de compromissos fora de Belo Horizonte, mas enviou carta saudando a Amagis.

Repercussão

O presidente da Assembleia, Alberto Pinto Coelho, destacou a sensibilidade do ministro Hélio Costa em aprovar o lançamento do selo. "Uma solenidade como a que nos une nesta noite, que tem como motivo maior a comemoração dos 55 anos de existência da Amagis, nos incita a externar o sentimento de júbilo e confraternização em razão da importância alcançada por esta instituição, fruto de sucessivas conquistas ao longo de sua história", disse Coelho. O deputado ainda lembrou do trabalho conjunto da Amagis e Assembleia na confecção da nova Lei de Organização e Divisão Judiciá

rias (LODJ). "A elaboração da LODJ exigiu intensa mobilização das diversas instituições, particularmente da Amagis. O projeto da LODJ trouxe avanços significativos para a democratização e interiorização das ações judiciais, levando a Justiça para mais perto do cidadão. Em nome das autoridades homenageadas hoje pela Amagis, agradeço a todos os dirigentes e membros dessa instituição, particularmente, ao seu presidente, Nelson Missias de Morais, parabenizando-o por sua trajetória e pelos esforços que tem feito para aprimorar a Justiça em nosso Estado", afirmou Coelho.

O ministro Hélio Costa contou um pouco da história da filatelia no Brasil e se disse orgulhoso em homenagear a magistratura mineira. "Fico feliz em participar de um evento que comemora os 55 anos da Amagis, pela sua história, pelo que ela representa, não só dentro da magistratura em Minas Gerais, mas no Brasil inteiro. Em nome dos Correios, do Ministério das Comunicações e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falo da honra e da satisfação enorme que temos de podermos participar deste evento. Tenho a certeza de que a Amagis vai continuar prestando esse extraordinário e notável serviço a Minas e ao Brasil", disse Costa.

Lembrando da história da Amagis nesses 55 anos, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, classificou a Associação como "uma entidade sólida, comprometida com seus associados e parceira da sociedade". Ele disse ainda que "a Amagis tem trabalhado por uma Justiça mais atuante, plural, moderna e inclusiva".

Mais um marco histórico para a Amagis. Assim classificou o dia de hoje, no início de seu discurso, o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais. Ele expressou o orgulho pelo reconhecimento como a única e legítima representante da magistratura mineira.

"Construímos uma associação integrada, interiorizada sob uma gestão itinerante e participativa. Cada um dos magistrados, assim como aqueles que nos antecederam, faz parte dessa construção. O ministro Hélio Costa demonstrou, mais uma vez, o carinho e apreço pelo Judiciário mineiro, especialmente para com seus magistrados. Depois de reconhecer o pioneirismo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, a nossa Ejef, por ser a primeira escola judicial vinculada a um Tribunal de Justiça, agora, enaltece nossa entidade maior. Daqui pra frente, o símbolo de nossas conquistas estará representado no selo oficial da Associação vitoriosa", disse Nelson Missias.

O vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador Baía Borges, lembrou das conquistas da entidade. "A cada sonho que consolidamos, nascem outros. A Amagis, como toda associação que se preze e que realmente representa os anseios de seus associados, está em constante aprimoramento e sempre ligada naquilo que representa o desejo dos magistrados. Em um debate salutar, na divergência de ideias, do contato com o TJ/MG e com os outros poderes é que se consolidam as aspirações que eram apenas sonhos", disse Baía.

Com raízes familiares em Minas Gerais, o desembargador Nelson Calandra, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), ressaltou a parceria das magistraturas mineira e paulista. "A nossa afinidade tem um elo de amor pelo Brasil e o ideal de fazer justiça", disse.

O diretor regional dos Correios em Minas, Fernando Gonçalves, disse que é uma satisfação para a empresa homenagear instituições como a Amagis. "Para mim, em particular, é uma emoção grande, porque sou filho do desembargador Paulo Viana, que já fez parte da diretoria da Amagis, e a minha infância e minha juventude foi aqui no parque esportivo da Associação", lembrou.

"A Amagis é hoje uma associação de magistrados politicamente correta. É uma instituição respeitada pelos juízes e desembargadores", disse o ex-presidente do TJMG, desembargador Gudesteu Biber Sampaio.

Magistratura na TV

O evento teve a cobertura do programa Pensamento Jurídico, da Amagis, veiculado na TV Justiça e TV Comunitária. Diversas autoridades falaram sobre a importância dos 55 anos da Associação e integração entre os Três Poderes.

Sobre o selo

Selo : Artista: Helton Lúcio da Silva Soares

Fotógrafo: Sérgio Falci

Simbolismo: Em primeiro plano, visualisa-se a imagem da logomarca da Amagis, acrescida com a referência dos 55 anos. Em segundo plano, visualisa-se imagem fotográfica da sede administrativa da Associação, localizada na capital mineira.

  • Confira abaixo fotos do evento.

_____________

_____________
________

Fotos : Eduardo Rocha

________
_____________