MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG - Jogador indeniza porteiro agredido

TJ/MG - Jogador indeniza porteiro agredido

O TJ/MG condenou o jogador de futebol Emerson Figueira Camargo a indenizar em R$ 8 mil um funcionário do quadro móvel do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, por danos morais. O esportista recorreu da sentença que o condenava pela agressão física e por ofensas contra o porteiro W.J.I.M.

Da Redação

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atualizado em 18 de agosto de 2009 13:13


Trocando as bolas

TJ/MG - Jogador indeniza porteiro agredido

O TJ/MG condenou o jogador de futebol Emerson Figueira Camargo a indenizar em R$ 8 mil o porteiro Waldir João Inácio de Miranda, funcionário do Mineirão, por danos morais.

No dia 13 de junho de 2004, Waldir, que controlava a entrada e saída de pessoas no lugar reservado aos jogadores, teria impedido o acesso da esposa do atleta porque ela vinha acompanhada de um homem que não portava as credenciais necessárias para permanecer na área restrita.

Segundo depoimento do porteiro, a mulher retrucou que a pessoa que estava com ela era o segurança do esportista e dela própria, alguém cuja presença para sua proteção seria indispensável; entretanto, frente à recusa do funcionário, ela teria dito que não entraria sem o segurança, e ambos foram embora sem criar transtorno.

Como o conflito, aparentemente, havia sido solucionado de forma pacífica, o controlador afirma ter ficado extremamente surpreso quando, ao fim da partida, por volta das 23h, Emerson Figueira Camargo entrou no recinto, indo em sua direção aos gritos, ameaçando-o, insultando-o diante de várias pessoas e desferindo contra ele socos e pontapés. O esportista foi contido pela equipe de administração do estádio, deixando o local com a chegada da PM. Após o episódio, o porteiro registrou a agressão em boletim de ocorrência.

Na 1ª instância, o entendimento do juiz Antonio Belasque Filho, da 5ª vara Cível de Belo Horizonte, foi de que "em nenhum momento o jogador desconstituiu os depoimentos do agredido", o que justifica o pagamento de indenização. O magistrado acrescentou que o atleta agiu com negligência e desinteresse ao não trazer provas que confirmassem o que alegou em sua defesa.

Inconformado, Emerson apresentou recurso de apelação ao TJ. Na 2ª instância, o caso foi julgado pela 12ª câmara Cível do TJ/MG. O desembargador José Flávio de Almeida manteve a decisão anterior, considerando que "o dever de indenização se configura quando, no uso do direito de reclamar, o indivíduo extrapola os limites da razoabilidade, atingindo a integridade física e moral de outrem. No caso em questão, estão presentes os requisitos de haver dano e conduta culposa". Os desembargadores Nilo Lacerda e Domingos Coelho votaram de acordo com o relator.

Emerson ou Darci ?

O jogador de futebol Emerson Figueira Camargo, que na verdade se chama Darci Aparecido Figueira Camargo, trocou de identidade com o irmão em 1994.

Darci assinou contratos de trabalho, se casou e registrou dois filhos com o nome do irmão, Emerson.

O jogador, que já teve passagens por clubes como Sport, Vitória e Atlético/MG, confessou, em 2007, ter adulterado sua idade no começo da carreira. Essa prática é conhecida no futebol como "gato".

Os irmãos foram indiciados por falsidade ideológica e tiveram seus documentos apreendidos.

No final, fica a pergunta :

O TJ/MG condenou quem ? Emerson Figueira Camargo ou Darci Aparecido Figueira Camargo ?

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS