MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Tributação e Meio Ambiente"

Resultado do sorteio da obra "Tributação e Meio Ambiente"

Da Redação

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atualizado em 19 de agosto de 2009 09:15


Sorteio de obra

O livro "Tributação e Meio Ambiente" (Del Rey - 383p.), do sócio do escritório Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados, Jorge Henrique de Oliveira Souza, analisa como cada espécie tributária (impostos, taxas, contribuição de melhoria, contribuições e os empréstimos compulsórios) pode ser utilizada para preservação do meio ambiente. Dois exemplares foram doados gentilmente pelo autor.

Sobre a obra :

"A presente obra tem por objetivo verificar se é possível, e em que medida, a utilização das diversas espécies tributárias, consoante as prescrições constitucionais como instrumento para alcance de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como prescrito no artigo 225 da Constituição Federal. A preocupação cada vez maior que as questões ambientais despertam e a necessidade impostergável de utilização de todos os instrumentos ao alcance do Estado para interferir na crescente degradação do meio ambiente, como medida eficaz para garantia do bem-estar e vida da presente e futuras gerações revelam a importância desta análise. Neste sentido, o livro analisa o perfil constitucional de cada uma das espécies tributárias e seus traços característicos para verificação de como é possível sua utilização para preservação do meio ambiente, analisando-se ainda a defesa do meio ambiente como princípio da atividade econômica a orientar todas as normas tributárias.

Neste percurso, apreciamos a possibilidade de aplicação princípio do poluidor-pagador nos tributos, cotejando-o com o princípio da capacidade contributiva. Efetuamos outrossim, a investigação das disposições tributárias do Estatuto da Cidade (Lei 10.250/2001), vez que diretamente voltadas à preservação e conformação do meio ambiente urbano, no qual as pessoas vivem e trabalham. Toda análise empreendida partiu das prescrições constitucionais e da verificação da compatibilidade das normas infraconstitucionais com o Texto Maior, o que nos permitiu concluir que as espécies tributárias servem de instrumento eficiente, à disposição do Estado, para alcance de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, seja na conformação de condutas, seja na percepção de recursos para este fim". O autor

Sobre o autor :

Jorge Henrique de Oliveira Souza é
advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e sócio do escritório Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Mestre em Direito do Estado, concentração em Direito Tributário, pela PUC/SP. Professor assistente da PUC/SP em Prática Forense "A" - 2008. Professor dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Constitucional da EPD - Escola Paulista de Direito e da UNISANTOS - 2006 a 2007.
Professor de Direito Tributário do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial da UNIP em 2005 e da Faculdade Santa Marcelina, no curso de Relações Internacionais em 2008. Procurador-geral do Município de Santo André/SP - 2003 a 2005. Membro da Comissão Jurídica de Direito Tributário da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (ABESC) - 2001 a 2003.

_______________

 Ganhadores :

Herbert Amarante Pinheiro Filgueiras, assessor do Comando da Aeronáutica, de Brasília/DF

Marilda Fritz Hauck, advogada de Porto Alegre/RS











________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...