MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 1ª região - Ato de concentração Nestlé/Garoto terá novo julgamento

TRF da 1ª região - Ato de concentração Nestlé/Garoto terá novo julgamento

O juiz federal convocado Avio Mozar José Ferraz de Novaes proferiu, hoje, 19 de agosto de 2009, em sessão da 5ª turma do TRF da 1ª região, voto-vista na Apelação Cível interposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que trata do ato de concentração Nestlé Brasil e Chocolates Garoto.

Da Redação

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Atualizado às 08:29


Nestlé/Garoto

TRF da 1ª região - Ato de concentração Nestlé/Garoto terá novo julgamento

O juiz federal convocado Avio Mozar José Ferraz de Novaes proferiu, ontem, 19/8, em sessão da 5ª turma do TRF da 1ª região, voto-vista na Apelação Cível interposta pelo Cade que trata do ato de caoncentração Nestlé Brasil e Chocolates Garoto.

O juiz votou a favor da aprovação automática do ato de concentração submetido à apreciação do CADE em 15.03.2002, em virtude de haver decorrido o prazo previsto no art. 54, § 7.º, da lei 8.884/94, de 60 dias, sem que tivesse havido decisão da autarquia, tornando sem efeito a decisão de desconstituição da mesma operação.

O juiz, ao proferir o voto, assim se pronunciou: "reputo inafastável, no caso, a aplicação do § 7.º do art. 54, da lei 8.884/94, julgando automaticamente aprovado o Ato de Concentração n.º 08012.001697/2002-89", considerando que a adoção do prazo de 60 dias atende ao princípio da eficiência da administração, constituindo, ademais, instrumento de segurança à comunidade empresarial; que o CADE tem por função julgar os processos que são instruídos em órgãos distintos, sendo apenas excepcional o requerimento, por esta autarquia, de diligências instrutórias; que o bem jurídico não resta prejudicado em face da aprovação do ato de concentração em análise, em virtude da função repressiva que poderá ser exercida pelo CADE (controle a posteriori da concorrência); que é possível o controle judicial acerca da definição da imprescindibilidade das diligências instrutórias requeridas pelo CADE, por meio da análise material de cada ato, ou por meio dos seus motivos e fundamentos; que a independência da instância judicial em relação à instância administrativa, bem como a prevalência daquela em relação a esta, impede seja acolhido o fundamento segundo o qual se encontra preclusa a alegação de aprovação automática do ato de concentração submetido ao CADE; que, por fim, verifica-se de fato a extrapolação injustificada do prazo de 60 dias, de que dispõe o CADE para julgamento dos atos de concentração.

A operação de concentração não fora aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE. Na época, o Conselho entendera que haveria domínio das fabricantes no mercado brasileiro de chocolate.

A Nestlé entrou na justiça de 1º grau. A sentença julgou procedente o pedido da empresa, declarou a aprovação automática do ato de concentração.

O CADE recorreu ao TRF da Primeira Região. O relator, desembargador federal João Batista Moreira, e o revisor, desembargador federal Sebastião Fagundes de Deus, votaram no sentido de reformar a sentença e reconhecer como nulo o julgamento do pedido de reapreciação realizado pelo Cade no caso da concentração Nestlé/Garoto, determinando que a outro julgamento se proceda, com observância do devido processo legal.

Hoje, o desembargador Sebastião Fagundes de Deus, após a leitura do voto-vista do juiz federal Avio Mozar Novaes, pediu vista dos autos para melhor análise da questão.

Ainda não há previsão para inclusão do processo em pauta para o novo julgamento.

  • Apelação Cível : 2005.34.00.015042-8/DF - clique aqui.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA