MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Os Juizados Especiais Cíveis e a Lei nº 9.099/95"

Resultado do sorteio da obra "Os Juizados Especiais Cíveis e a Lei nº 9.099/95"

Da Redação

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Atualizado em 20 de agosto de 2009 08:38


Sorteio de obra

O livro "Os Juizados Especiais Cíveis e a Lei nº 9.099/95" (Lumen Juris - 2ª edição - 587p.), de autoria do juiz Eduardo Oberg, define a vocação histórica e o papel revolucionário assumido pelos Juizados Especiais nestes quase 15 anos de existência. O exemplar foi gentilmente oferecido pelo autor.

Sobre a obra :

"Esta obra do Prof. Eduardo Oberg é a prova definitiva de que o Judiciário deu conta do desafio que, com a promulgação da Lei n° 9.099/95, parecia intransponível: consolidar um novo método e uma nova forma de prestação jurisdicional. Não foram poucas as críticas à implantação dos Juizados Especiais. Afinal, estaria o Judiciário estimulando uma litigiosidade contida que, intensificada por sucessivas crises econômicas, tenderia inevitavelmente a se agravar? Seria pouco prudente, para o Judiciário, avocar a si a responsabilidade para a solução de conflitos cujas causas, as mais das vezes, residem em opções legislativas e políticas públicas atribuídas aos demais Poderes constituídos?

Eis a resposta a todas essas objeções. O autor define, com elegância, a vocação histórica e o papel revolucionário assumido pelos Juizados Especiais nestes quase 10 anos de existência. A população passa a visualizar no Judiciário a esperança de resolver os inúmeros problemas da sociedade contemporânea. Os percalços das privatizações; a nova face do Estado regulamentar que substitui o Welfare State; os conflitos de vizinhança oriundos das diferenciadas modalidades de imissões nocivas entre condôminos; as relações de consumo e os contratos de adesão, especialmente em setores sensíveis como os serviços públicos, os sistemas financeiro, de ensino, de saúde e previdência privada: tais assuntos agitam os Tribunais e se tomam alvo da prestação jurisdicional. A obra passa em revista a evolução jurisprudencial, demonstrando que, na tensão dialética entre a norma legal e a realidade econômica, é possível reconstruir a dogmática das relações privadas, fundada nos valores e princípios constitucionais.

O leitor encontrará ainda, ao lado do belo ensaio em que se constitui a primeira parte do livro, um precioso repertório de decisões jurisprudenciais, delineando o perfil atual do magistrado brasileiro, empenhado na criação do direito e da justiça para o caso concreto. A obra é fruto da conjugação das atividades de magistrado e professor de seu autor, unindo, por isso mesmo, densa elaboração teórica ao pragmatismo típico da magistratura." Gustavo Tepedino, professor de Direito Civil da UERJ

Sobre o autor :

Eduardo Oberg é Juiz de Direito Titular da 5ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, atualmente exercendo a função de Juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do TJ/RJ. Professor da Faculdade de Direito da PUC/RJ e da EMERJ.

_______________

 Ganhador :

Luciano Medeiros Crivellente, advogado em Rondonópolis/MT


___________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...