MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP lança campanha para transformar São Paulo na capital latinoamericana da Arbitragem

OAB/SP lança campanha para transformar São Paulo na capital latinoamericana da Arbitragem

Durante a abertura do I Seminário Internacional de Mediação e Arbitragem da Ordem, nesta quinta-feira, 20/8, às 9h30, no auditório da Faap, a OAB/SP lançou a Campanha para transformar São Paulo na Capital Latinoamericana da Arbitragem.

Da Redação

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Atualizado às 15:49


Arbitragem

OAB/SP lança campanha para transformar São Paulo na capital latinoamericana da Arbitragem

Durante a abertura do I Seminário Internacional de Mediação e Arbitragem da Ordem, nesta quinta-feira, 20/8, às 9h30, no auditório da Faap, a OAB/SP lançou a Campanha para transformar São Paulo na Capital Latinoamericana da Arbitragem.

"É um passo importante que a Ordem está dando, de forma pioneira, para ajudar na solução alternativa dos conflitos diante da saturação do número processos nas vias do Poder Judicial, em todos os países. O Estado de São Paulo tem 18 milhões de processos tramitando na Justiça Estadual. Mas, também é São Paulo que sedia metade das arbitragens que são realizadas no Brasil. A partir do momento que São Paulo sediar a prática da arbitragem para a América Latina estaremos dando um salto, avançando na consolidação desse instituto legal para o Brasil e mundo", afirmou o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

O prefeito, Gilberto Kassab, presente ao encontro, ficou entusiasmado com a campanha da OAB/SP. "Se São Paulo se tornar a capital latinoamericana da arbitragem, teremos a oportunidade de mostrar às demais cidades e países a importância da prática desse mecanismo de solução de conflito e suas vantagens", pontuou.

De acordo com Arnoldo Wald Filho, presidente a Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP e coordenador do encontro, o Brasil já é considerado o país emergente que mais respeita o Estado de Direito. Por isso, é necessário dar o passo seguinte – transformar São Paulo na capital lationoamericana de arbitragem. "No plano internacional cidades européias e americanas brigam pelo título, em termos de América Latina a hegemonia do Brasil enquanto centro internacional de negócios é inquestionável. Portanto, é necessário mobilizar todas as forças, da Advocacia, o mundo dos negócios e o Poder Público para que isso se torne realidade", comentou Wald Filho.

O senador Marco Maciel, que foi homenageado no encontro pela OAB SP por ter proposto a Lei de Arbitragem (9.307/96), considera a campanha positiva. "A prática da arbitragem está disseminada por todo o mundo e é um dos institutos mais antigos da história. Foi empregada, por exemplo, na solução de problemas de fronteira entre o Brasil e a Guiana Inglesa, pelo advogado brasileira Joaquim Nabuco. É uma lei que pegou e que cria alternativas para a prestação jurisdicional, que exige prazos, recursos e agravos. Precisamos, agora aprofundar essa cultura do uso da arbitragem para desafogar o Judiciário", afirmou Maciel.

O Seminário continua nesta sexta-feira, 21/8, às 9h30, com o painel "Sistemas de solução de conflitos no Brasil: poder Judiciário – mediação e arbitragem", presidido por Arnoldo Wald Filho. A exposição ficará a cargo da ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon.

Às 11h15, terá lugar o painel "Mediação e arbitragem – temas diversos", presidido pelo advogado-geral da União José Antonio Dias Toffoli. O presidente da mesa será Arnoldo Wald Filho. O ministro aposentado do STJ José Arnaldo da Fonseca e o professor da Faculdade de Direito da USP Heleno Torres apresentarão o tema "Arbitragem e o poder público". A ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi, o assessor especial da Secretaria de Reforma do Judiciário Marcelo Viera e o advogado e professor da Faculdade de Direito da FAAP Alexandre Nishiooka, por sua vez, falarão sobre "Mediação como política pública".

O painel "A relevância do uso da mediação e arbitragem na advocacia" está marcado para as 15h30. O presidente de mesa será Arnoldo Wald Filho, e o presidente do painel, Luiz Flávio Borges D’Urso. Os expositores serão Francisco José Cahali Filho, professor da PUC e membro do Conselho Nacional de Justiça; Lia Regina Castaldi Sampaio, advogada, mediadora e presidente da ONG Interação Rede Social; e Lia Justiniano dos Santos, advogada, mediadora e presidente do Centro de Referência em Mediação e Arbitragem.

O último painel, às 17h, será sobre "Aspectos gerais e arbitragem trabalhista". O presidente de mesa será José Emílio Pinto Nunes, advogado e professor especialista em Arbitragem. Já o presidente do painel será Horácio Bernardes Neto, presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e conselheiro da OAB/SP. A psicóloga e conciliadora judicial Maria Auxiliadora Serafim falará sobre "Aspectos gerais – mudança de paradigma". Já o tema "Evolução da arbitragem no Brasil" terá como expositores Selma Maria Ferreira Lemes, professora da Faculdade de Direito da FGV, relatora da lei de Arbitragem e membro da CCI; Rodrigo Garcia da Fonseca, advogado e especialista em Arbitragem; Jarbas Andrade Marchioni, advogado e conselheiro da OAB/SP; Fernando Marques, advogado e ex-conselheiro do CADE; e a advogada Bruna Vieira de Vincenzi.

Encerrando o seminário, o advogado trabalhista Osvaldo Bretas Soares Filho, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo Ana Amélia Mascarenhas Camargos, a advogada e secretária geral do Conima Ana Lúcia Pereira e o advogado e diretor do Conima, Edmir Francisco de Oliveira apresentarão o painel "Arbitragem trabalhista", que será presidido por Estevão Mallet, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista