MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. RJ - "Justiça Itinerante" completa dois anos em Duque de Caxias

RJ - "Justiça Itinerante" completa dois anos em Duque de Caxias

X

Da Redação

domingo, 23 de agosto de 2009

Atualizado em 21 de agosto de 2009 14:28


RJ

"Justiça Itinerante" completa dois anos em Duque de Caxias

O projeto "Justiça Itinerante" completa amanhã, dia 24, dois anos de atuação na comarca de Duque de Caxias.

O evento será comemorado na Praça Benzo de Kavour, s/nº, em frente à Prefeitura, no Jardim Primavera. Entre os presentes estarão a juíza responsável pelo projeto no município, Anna Christina da Silveira Fernandes, e autoridades locais.

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio e tem como objetivo facilitar o acesso da população à Justiça, ampliando, desta forma, a prestação jurisdicional aos mais carentes. Ele diminui também a distância física entre a sociedade e o Poder Judiciário.

Segundo o Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do TJ (Deape), as varas mais procuradas pela população em Caxias são as de Família e Juizados Especiais Cíveis, totalizando 1.673 processos e 7.244 atendimentos durante os dois anos. Dentro ainda deste quadro, até julho deste ano, já foram atendidas 3.248 pessoas, demonstrando uma crescente dentro do município.

O atendimento na comarca é feito toda segunda-feira, das 9h às 15h, quando um ônibus equipado e informatizado do projeto "Justiça Itinerante" atende aos jurisdicionados na Praça Benzo de Kavour, esquina com a Alameda Dona Esmeralda, em Jardim Primavera. Na ocasião, um juiz, representantes do MP e da Defensoria Pública, estagiário de direito e servidores da justiça procuram resolver no mesmo dia os conflitos judiciais da população.

Além da Comarca de Duque de Caxias, são atendidos também, uma vez por semana, os municípios de Areal, Carapebus, Comenador Levy Gasparian, Macuco, Tanguá, Campos dos Goytacazes (distritos de Tocos e Santo Eduardo), Mesquita e, mais recentemente, São Gonçalo (bairro Jardim Catarina).

O "Justiça Itinerante" que existe desde 2004, possui atualmente quatro ônibus funcionando como verdadeiros cartórios móveis nas comarcas, já tendo atendido cerca de 100 mil pessoas, desde a sua criação até hoje.

_____________________