MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "História da Cultura Jurídica - O Direito em Roma"

Resultado do sorteio da obra "História da Cultura Jurídica - O Direito em Roma"

Da Redação

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atualizado em 24 de agosto de 2009 10:24


Sorteio de obra

De autoria de Olney Queiroz Assis e Vitor Frederico kümpel, a obra "História da Cultura Jurídica - O Direito em Roma" (Método - 174p.) mostra que o estilo dos pretores e jurisconsultos influencia até hoje a tecnologia jurídica e as decisões dos Tribunais. Dois exemplares foram gentilmente oferecidos pelo autor Vitor Frederico kümpel.

Sobre a obra :

"A partir do século XIX, como resultado da positivação do direito, a ciência jurídica passa a ser concebida como ciência dogmática. Essa ciência enxerga seu objeto, o direito posto e dado previamente pelo Estado, como o conjunto compacto de normas que lhe compete sistematizar ou classificar, tendo em vista a decisão de possíveis conflitos. Assim, no mundo contemporâneo, o direito aparece como um fenômeno burocratizado, um instrumento de poder, e a ciência jurídica como uma tecnologia.

Há, portanto, no estudo do direito, a tendência bastante forte que consiste em identificar a ciência jurídica com um tipo de produção técnica destinada apenas a atender às necessidades do profissional (advogado, promotor, juiz, delegado etc.) no desempenho imediato de suas funções. Sob o império dessa premissa, muitos desses profissionais ficam alienados em relação ao processo de construção e compreensão do próprio direito positivo. Não percebem o direito como instrumento de gestão social, não visualizam a função social do direito, não compreendem o direito como o saber que também serve à luta social exigida pelo mundo em que vivemos, não entendem o direito como instrumento de mudança, enfim, não enxergam o direito como uma prática virtuosa a favor do ser humano.

Há, entretanto, a tendência no sentido de redirecionar o estudo jurídico até como forma de evitar a alienação na qual a dogmática jurídica tende a colocar o profissional do direito. Uma maneira, não a única, de realizar essa tarefa é acentuar que o estudo do direito não se reduz à mera sistematização de normas. O mundo jurídico, como afirma Tercio Sampaio Ferraz Jr., é mais articulado e complexo do que aparece nesse tipo de estudo, motivo pelo qual nos alerta que a consciência da nossa circunstância atual não deve ser entendida como um momento final, mas como um ponto de partida." Olney Queiroz Assis, autor.

Sobre os autores :

Olney Queiroz Assis é advogado. Mestre e doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP, licenciado em Filosofia pela USP/SP. Atua como professor no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, na Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, nos Cursos de Pós-graduação da EPD - Escola Paulista de Direito, da Escola Superior da Advocacia - ESA - OAB/SP e no Curso de Mestrado do Centro Universitário Eurípedes de Marília. Foi professor do Curso de Pós-graduação da Instituição Toledo de Ensino, dos Cursos de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco/SP, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET

Vitor Frederico Kümpel é magistrado desde 1993, exerce atualmente suas funções na 27.ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo. Doutor em Direito Civil pela USP. Professor de Direito Civil e Direito Processual Civil no Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Professor de Hermenêutica Jurídica, de Propriedade Imaterial, de Direito Registral e de História do Pensamento Jurídico na Faculdade Damásio de Jesus. Professor na Pós-graduação strictu sensu na UNIMES. Coordenador da Especialização de Interesses Difusos e Coletivos na EPD - Escola Paulista de Direito.

_______________

 Ganhadores :

Alexandre André Mônaco Alcântara, advogado em Conselheiro Lafaiete/MG

Rafael Nascimento Lucas de Lima, analista judiciário do TRE/GO, de Caiapônia/GO



___________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...