MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Defesa responderá proposta do MP sobre suspensão do processo após análise da denúncia

STF - Defesa responderá proposta do MP sobre suspensão do processo após análise da denúncia

Antes de iniciar o julgamento do processo contra o deputado Federal Antonio Palocci (Pet 3898), o ministro Gilmar Mendes levantou uma questão de ordem sobre proposta apresentada pelo MPF de suspensão condicional do processo, com base no artigo 89, da lei 9.099/95.

Da Redação

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atualizado às 15:47


Suspensão condicional

STF - Defesa responderá proposta do MP sobre suspensão do processo após análise da denúncia

Antes de iniciar o julgamento do processo contra o deputado Federal Antonio Palocci (Pet 3898), o ministro Gilmar Mendes levantou uma questão de ordem sobre proposta apresentada pelo MPF de suspensão condicional do processo, com base no artigo 89, da lei 9.099/95 (clique aqui).

A maioria dos ministros votou com o relator para que a Corte analisasse, primeiro, o recebimento ou não da denúncia e, após eventual recebimento, a defesa dos denunciados se manifeste sobre a proposta do MP.

O MP propôs que os denunciados realizassem palestras em escolas públicas sobre democracia e doassem papéis para impressão em braile a institutos para cegos. Palocci afirmou não ter qualquer interesse, enquanto os acusados Marcelo Amorim Netto e Jorge Eduardo Levi Mattoso pediram que fossem intimados para manifestação após o recebimento ou não da denúncia pela Corte.

"Tenho que constitui direito do denunciado de ter do órgão julgador, monocrático ou colegiado, a manifestação prévia sobre a necessária existência de justa causa para a ação penal, daí nascendo, caso de juízo de delibação resulte positivo, a oportunidade de optar o réu entre a suspensão ou o processamento", afirmou o ministro Gilmar Mendes.

Segundo ele, tal procedimento evitaria que o acusado sofra constrangimento indevido causado em razão de ser obrigado a se manifestar sobre proposta do MP antes de saber da validade da denúncia, "o que poderia redundar no recebimento de denúncia inepta ou sem base empírica nos autos a justificar o ato".

Por isso, o relator propôs que o Plenário analisasse a denúncia e, caso decida pelo recebimento, fosse aberta vistas, pela relatoria, às partes para manifestação contra a proposta de suspensão condicional do processo. Essa sugestão foi seguida pela maioria dos ministros.

Nesse ponto, ficaram vencidos os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio e Ellen Gracie. Eles entenderam que a defesa deveria se pronunciar quanto à proposta do MP antes mesmo da deliberação da matéria pelo Plenário do STF, uma vez que a lei diz expressamente que a aceitação da proposta não significa a confissão de culpa ou a existência do crime.

_______________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA