MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP inaugura exposição sobre a Marquesa de Santos

TJ/SP inaugura exposição sobre a Marquesa de Santos

O TJ/SP promoveu ontem, 1/9, a abertura da exposição "A Marquesa de Santos e a Defesa de São Paulo no Brasil Independente". O evento faz parte das comemorações do Dia da Independência.

Da Redação

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atualizado às 08:09


Dia da Independência

TJ/SP inaugura exposição sobre a Marquesa de Santos

O TJ/SP promoveu ontem, 1/9, a abertura da exposição "A Marquesa de Santos e a Defesa de São Paulo no Brasil Independente". O evento faz parte das comemorações do Dia da Independência.

Na abertura da solenidade, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, do Hino da Independência e do Hino do Tribunal de Justiça por integrantes da Polícia Militar, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, falou do orgulho do Tribunal "em encampar essa ideia para homenagear uma das damas mais caras da história do Brasil".

O chefe do Cerimonial e Relações Públicas do TJ, poeta Paulo Bomfim, declamou na sequência o Poema da Independência, de sua autoria.

Já o pentaneto da Marquesa de Santos e sócio-fundador da Casa do Saber, Pierre Moreau, agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a conceber a mostra. "Essa exposição deve ser visitada por todas as pessoas que queiram conhecer um pouco melhor a história de São Paulo", disse Moureau.

Em seguida, a atriz Maria Fernanda Cândido, por meio de um telão, leu o texto "Uma paulista e uma Nação: a Marquesa de Santos e a Independência do Brasil", de autoria do professor Leandro Karnal.

Ao encerrar o evento, o presidente do TJ/SP contou que algumas peças do processo de inventário da Marquesa de Santos, que tramitou na 1ª vara da Família das Sucessões de São Paulo, encontram-se no TJ, depositário de inúmeros bens e peças dela.

"A Marquesa de Santos foi a inspiradora da vinda da Faculdade de Direito do Largo São Francisco para cá. De qualquer sorte, o TJ/SP tem o dever de zelar pela imagem da Marquesa, que é eterna", finalizou, após agradecer Pierre Moureau pelo empenho na realização do projeto.

A exposição

A mostra prossegue até o dia 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h, no Salão dos Passos Perdidos, 2º andar do Palácio da Justiça.

Estão expostos diversos objetos pertencentes à Marquesa, como quadros, seu testamento, o processo de devassa - 1822, painéis fotográficos e a linha do tempo elaborados pela Casa do Saber.

  • Confira abaixo fotos do evento.

_______________

(Pierre Moureau, pentaneto da Marquesa de Santos)

(Presidente Vallim Bellocchi no evento)

____________________
_____________