MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fórum de Andradina recebe o nome "Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza"

Fórum de Andradina recebe o nome "Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza"

O Fórum Federal da 37ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo recebeu o nome de "Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza" em solenidade realizada ontem, 31 de agosto, pelo desembargador federal Baptista Pereira, que representou a presidente do TRF da 3ª região, desembargadora federal Marli Ferreira.

Da Redação

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atualizado às 08:20


Homenagem

Fórum de Andradina recebe o nome "Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza"

O fórum Federal da 37ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo recebeu o nome de "Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza" em solenidade realizada ontem, 31 de agosto, pelo desembargador federal Baptista Pereira, que representou a presidente do TRF da 3ª região, desembargadora federal Marli Ferreira.

Compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito do município de Andradina, Pedro Ayres de Souza; o diretor da Subseção Judiciária de Andradina, juiz federal Jairo da Silva Pinto; a juíza federal Rosa Maria Pedrassi de Souza, da 1ª Vara de Araçatuba; o juiz de Direito Henrique de Castilho Jacinto, diretor da Comarca de Araçatuba e o dr. Giovani Martinez de Oliveira, representando a diretoria da OAB-Subseção de Andradina

O primeiro discurso foi feito pelo filho do homenageado, dr. Sinval Antunes Filho. Também fez sua saudação, o dr Giovani Martinez de Oliveira, em nome da classe dos advogados. Por último, o desembargador federal Baptista Pereira com seu discurso encerrou as homenagens da Justiça Federal da 3ª Região e convidou as autoridades presentes e familiares para o descerramento da placa comemorativa à nominação do Fórum.

Estiveram presentes também os familiares do homenageado: seu pai, Autímio Antunes de Souza; a viúva, Maria Terezinha Antunes de Souza; os filhos Sinval Antunes Filho e Mariana Antunes de Souza; os irmãos Ederval Antunes de Souza e Fernando Antunes de Souza; as cunhadas Isabel Maria Moreira Trobatto e Anália Antunes de Souza e o primo Moacyr de Brito.

O Fórum de Andradina foi instalado em 26 de abril de 2005, com a implantação do Juizado Especial Federal na cidade, e localiza-se na Rua Engenheiro Sylvio Seije Shimizu, nº 1451, Vila Pelliciari, em Andradina.

Dedicação ao Direito

Sinval Antunes de Souza nasceu em Guararapes, no Estado de São Paulo. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de Bauru. Casou-se com Maria Teresinha Antunes de Souza com a qual teve quatro filhos: Sinval, Autímio, Marcelo e Mariana.

Foi nomeado juiz federal titular da 11ª vara Criminal Federal em 5 de setembro de 1984, por meio de concurso de provas e títulos, tendo sido diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo no período de maio de 1989 a maio de 1990, reconduzido para um segundo mandato de 2 de maio de 1990 a 2 de maio de 1991.

Tomou posse como desembargador federal no TRF da 3ª região em 12 de junho de 1992, ocupando a vaga decorrente da promoção do juiz federal Milton Luiz Pereira a ministro do STJ. Integrou a 1ª turma do TRF da 3ª região.

Destacou-se, também, como deputado estadual. Exerceu mandato parlamentar de 1963 a 1967, reeleito para uma nova legislatura cumpriu seu mandato legislativo de 1967 a 1971. Exerceu as atividades de professor adjunto de Direito Penal nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Aposentou-se em 6 de fevereiro de 1998 e faleceu em 25 de dezembro do mesmo ano.

  • Confira abaixo fotos do evento.

_____________

________________
__________