MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Poder Público em Juízo"

Resultado do sorteio da obra "O Poder Público em Juízo"

Da Redação

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atualizado em 3 de setembro de 2009 09:15


Sorteio de obra

O autor Cassio Scarpinella Bueno, em sua obra "O Poder Público em Juízo" (Saraiva - 5ª edição - 385p.), faz ampla análise das regras e princípios aplicados à atuação processual da Fazenda Pública, não poupando críticas ao que ele denomina "contra-reforma" do processo civil. Um exemplar foi oferecido pela editora.

Sobre a obra :

Em "O Poder Público em Juízo", o autor volta-se, precipuamente, à análise das profundas modificações que a Medida Provisória 2.180-35/2001 introduziu no processo civil brasileiro e que foram perenizadas pelo art. 22 da Emenda Constitucional n. 32/2001.

Elegendo o que denomina "direito processual público" como pano de fundo de sua exposição, o autor busca descrever como a alteração processo civil pela referida medida provisória representa verdadeiro retrocesso em termos de efetividade e celeridade da jurisdição, norte seguro das recentes reformas legislativas incorporadas ao Código de Processo Civil, que pretendem concretizar o comando do art. 52, XXXV, da Constituição Federal.

Evitando uma exposição que se limite à descrição de eventuais inconstitucionalidades das novas regras processuais, o autor oferece amplas possibilidades de interpretação, aplicação e problematização dos novos textos legais, realizando um trabalho único de sistematização das leis extravagantes processuais civis e do Código de Processo Civil, levando em conta, como não poderia deixar de ser, o exame das mais recentes leis reformadoras do Código de Processo Civil (em especial as Leis n. 11.187/2005, 11.232/2005, 11.280/2006 e 11.448/2007), além da jurisprudência mais atual do STF e do STJ sobre os temas aqui abordados.

Nesse contexto, a clássica dicotomia "prerrogativas/privilégios" processuais da Fazenda Pública ganha roupagem inédita, O autor oferece premissas e conclusões para debate de diversos temas tratados pela Medida Provisória n. 2.180-35/2001; assim, por exemplo, o que se refere ao pedido de suspensão, ao exercício do poder geral de cautela e de antecipação da tutela, à execução e à execução provisória, às ações coletivas e aos prazos processuais.

Sobre o autor :

Cassio Scarpinella Bueno é mestre, doutor e livre-docente em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da PUC/SP. Professor do curso de mestrado da Faculdade de Direito de Vitória. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro da Associação Internacional de Direito Processual. Advogado em São Paulo.




_______________

 Ganhadora :

Marisol Minamoto, advogada da Unisys Brasil Ltda., de São Paulo/SP


___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...