MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG - Igarapé ganha vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais

TJ/MG - Igarapé ganha vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais

A comarca de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a instalação da vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais, na manhã de hoje, 10 de setembro. Com a nova vara, Igarapé passa a integrar o rol das comarcas de 2ª entrância.

Da Redação

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atualizado às 08:20


Instalação

TJ/MG - Igarapé ganha vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais


O presidente Sérgio Resende e a juíza Andréa Fonseca inauguram nova vara em Igarapé

A comarca de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a instalação da vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais, na manhã de ontem, 10/9. Com a nova vara, Igarapé passa a integrar o rol das comarcas de 2ª entrância.

A cerimônia aconteceu no Fórum Doutor Sebastião Patrus de Souza, com a presença do presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende; da diretora do Foro da comarca de Igarapé, Andréa Faria Mendes Fonseca; e do prefeito da cidade, José Carlos Dutra, entre outros.

A juíza Andréa Faria Mendes agradeceu o presidente pela inclusão da comarca de Igarapé entre as prioridades da 1ª instância. Emocionada, ela comparou o crescimento da comarca ao de uma planta que já não cabe mais no vaso. Na ocasião, os servidores homenagearam a juíza pelos dez anos de dedicação à comarca de Igarapé.

Cenário

Sérgio Resende enfatizou que o Judiciário brasileiro está às voltas com inúmeras exigências: o grande volume de processos e os anseios de agilidade e pronto-atendimento; as necessidades de modernização, de investimentos na comunicação; as demandas crescentes por transparência, "numa sociedade cada vez mais consciente de seus direitos".

Neste contexto, Sérgio Resende avaliou que "as ações do CNJ, embora algumas vezes desgastantes, geram resultados positivos". O presidente mencionou os esforços feitos pela Justiça mineira para atender à Meta 2, que prevê o julgamento, até o final deste ano, de todos os processo distribuídos até 2005. A Semana Nacional da Conciliação, específica para a Meta 2, que ocorrerá na semana que vem, "representa uma oportunidade para se promover o acordo em processo mais antigos", disse o presidente.

Movimentação processual

Segundo as estatísticas de janeiro a junho deste ano, foram distribuídos, na comarca de Igarapé, 376 novos processos mensalmente, tendo sido julgados 125 a cada mês. Nos Juizados Especiais, foram distribuídas outras 155 ações e julgadas 98 por mês. Encontram-se em andamento em Igarapé quase 12 mil processos.

Tal volume de serviço justifica a instalação da nova vara de Execuções Penais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais. Segundo Sérgio Resende, "felizmente", a nova vara pôde ser instalada, porque, "aliada à grande movimentação processual, existe espaço físico e quadro de pessoal para fazer frente às novas necessidades".

História da Comarca

As origens do município de Igarapé remontam à época dos bandeirantes Fernão Dias e Manoel Borba Gato. Por volta de 1710, inicia-se o povoado.

O povoado teve três outras denominações: Pousada dos Tropeiros, Lagoa dos Pombos e Barreiro, segundo os historiadores. O nome atual foi sugestão de Dona Odete Valadares, esposa do então governador Benedito Valadares, que observou a existência de muitos córregos recortando a região. Em 1962, foi criado o município. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de março de 1963.

Em 1998, foi instalada a comarca, integrada pelos municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas, bem como pelo distrito de Nossa Senhora da Paz.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da cerimônia de instalação da vara, o presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio César Paduani; o desembargador Lauro Bracarense; a juíza diretora do Foro, Andréa Faria Mendes Fonseca; a juíza cooperadora da comarca de Igarapé, Tatiane Turlália Mota Franco Saliba; a juíza do Juizado Especial de Betim, Simone Torres Pedroso; o vice-presidente de Saúde da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Bruno Terra Dias, representando o presidente da Amagis, Nelson Missias de Morais; o prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra; o presidente da Câmara Municipal de Igarapé, Leandro dos Santos Pereira; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Agostinho Patrus Filho; o promotor da comarca de Igarapé, Flávio Silva Junior, representando o procurador-geral de Justiça; a defensora pública Maria Valéria Valle da Silveira, representando o defensor público geral de Minas Gerais; o procurador do Estado e advogado regional de Contagem, Luciano Neves de Souza, representando o advogado geral do Estado; o presidente da 175ª subseção da OAB/MG, sediada em Igarapé, Aurélio Silvosa Huertas Sobrinho; o deputado estadual, Durval Ângelo; o tenente Alexandre Ferreira Matos, representando o comandante da 7ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais; e o delegado de Polícia de Igarapé, Antônio Carlos Resende.

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...