MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Política, ainda é possível?"

Lançamento da obra "Política, ainda é possível?"

Da Redação

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atualizado em 21 de setembro de 2009 09:52


Lançamento

Livro faz análise da prática da política institucional contemporânea

A Editora Del Rey lança no próximo dia 24/9 a obra "Política, ainda é possível?", de autoria de Antonio Carlos Doorgal de Andrada. O lançamento acontecerá na Academia Mineira de Letras Jurídicas (rua da Bahia, 1466, Lourdes - Belo Horizonte/MG), a partir das 19h.

Sobre a obra :

O livro faz uma análise profunda da prática da política institucional contemporânea, através de um pensamento que se fixa pela experiência pessoal de um homem público que, além do conhecimento acadêmico, exerceu várias atividades nos poderes Executivo e Legislativo.

O objetivo dessa obra é ampliar o debate sobre a funcionalidade da política na vida da coletividade. É um trabalho que traz mais perguntas do que respostas, mas que tem um tom ousado ao desconstruir antigas fórmulas ainda usadas pelas atuais instituições políticas.

"A prática política institucional contemporânea, em grande parte ainda presa a pressupostos estabelecidos nos primórdios da construção dos Estados liberais, apresenta-se amplamente superada num mundo cujas referências deixaram, há muito, de ser aquelas de outrora", mais a frente Andrada faz uma reflexão provocadora: "As transformações introduzidas pelas inovações tecnológicas e das comunicações, aceleraram o intercâmbio dos saberes, impondo a construção de uma sociedade do conhecimento dominada pelas ciências exatas, sobretudo a econômica, numa época que já pode ser denominada de pós-moderna. (...) É justamente para este mundo novo que as práticas políticas institucionais revelam-se superadas".

Sobre o autor :

Antonio Carlos Doorgal de Andrada é advogado e professor de Direito Constitucional e de Ciência Política da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC/ Barbacena. Pós-graduado em Direito Público/PUC Minas. Membro da Academia Barbacenense de Letras.

___________








________________