MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS - 200 anos do município de Rio Pardo : Ronda da Cidadania e exposição sobre história do Judiciário gaúcho

TJ/RS - 200 anos do município de Rio Pardo : Ronda da Cidadania e exposição sobre história do Judiciário gaúcho

Em comemoração aos 200 anos do município de Rio Pardo, a Comarca promove a exposição História do Poder Judiciário no Rio Grande do Sul: da Colônia aos anos 80. A mostra ficará no átrio do Foro, de 2 a 13/10. A visitação é aberta ao público das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30.

Da Redação

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atualizado às 08:48


200 anos do município de Rio Pardo

TJ/RS - Comarca promove Ronda da Cidadania e exposição sobre história do Judiciário gaúcho

Em comemoração aos 200 anos do município de Rio Pardo, a Comarca promove a exposição História do Poder Judiciário no Rio Grande do Sul : da Colônia aos anos 80. A mostra ficará no átrio do Foro, de 2 a 13/10. A visitação é aberta ao público das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30.

Também integra as festividades a realização da Ronda da Cidadania. O evento ocorre no dia 3/10, na Praça da Matriz, das 9h às 15h. O município completa o bicentenário em 7/10, data da assinatura do Decreto Real que elevou a cidade à categoria de Vila.

De acordo com o Diretor do Foro, Juiz Osmar de Aguiar Pacheco, o Poder Judiciário é parceiro das comemorações do bicentenário desde o primeiro momento.

Serviços gratuitos na Ronda da Cidadania

No dia 3/10, será realizada a Ronda da Cidadania, das 9h às 15h na Praça da Matriz. Criado pela Corregedoria-Geral de Justiça, o projeto objetiva prestar serviços gratuitos à comunidade.

Nesta edição, haverá orientação e assistência judiciária, realização de acordos em litígios envolvendo alimentos e problemas de família e vizinhança, celebração de casamento civil coletivo e regularização de separações e divórcios.

Serão prestados também atendimentos nas áreas de saúde, assistência social e cidadania, além da confecção de documentos como certidão de nascimento, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), título de eleitor e carteiras de identidade e de trabalho.

O evento foi viabilizado através das parcerias firmadas entre o Poder Judiciário, a Prefeitura Municipal, a OAB, o MP, a Defensoria Pública, o Gabinete de Assistência Jurídica da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, o Sistema Nacional de Empregos - SINE, o Centro de Registro de Veículos Automotores - CRVA e os Cartórios Eleitoral e de Registro Civil.

Exposição

Desde 2002 a exposição itinerante História do Poder Judiciário no Rio Grande do Sul : da Colônia aos anos 80 percorre as Comarcas do Estado.

A mostra é formada por banners que contam a História do Judiciário, desde a chegada da Justiça europeia ao Brasil até a Constituição de 3/10 de 1989. Fotos e documentos de época retratam e ilustram a mostra. Em Rio Pardo, será acrescido ao evento um banner que conta a história da Comarca. A exposição foi organizada pela equipe do Memorial do Judiciário por meio da realização de pesquisas.

O lançamento da exposição no Município ocorrerá no dia 2/10, às 10h30, e contará com a presença dos Prefeitos Municipais de Rio Pardo e Pantano Grande e de representantes da Câmara de Vereadores, da OAB, do Centro Regional de Cultura e da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Estarão presentes também Diretores de escolas públicas e privadas. A Assistente Técnica do Memorial Carine Trindade Medeiros apresentará a mostra e proferirá palestra. A exposição ficará aberta ao público até o dia 13/10.

O Diretor do Foro, Juiz Osmar de Aguiar Pacheco, destaca que "a consolidação do Poder Judiciário enquanto instituição no Rio Grande do Sul passou pela história da Comarca de Rio Pardo". A Comarca foi uma das quatro primeiras do Estado.

O Magistrado afirma, ainda, que o objetivo é salientar o caráter secular da sede : "nós estamos aproveitando para mostrar para a comunidade a importância do Poder Judiciário para o município de Rio Pardo", completa.

Comemorações

As comemorações do aniversário do Município, iniciadas em 26/9, seguem até o dia 12/10, e incluem, ainda, a reunião festiva dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo - Amvarp, a Festa Portuguesa, o Festival do Folclore Gaúcho e o Festival Estadual de Danças Folclóricas.

O 17º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense, o 13º Fórum de Educação, a 46ª Feira Agropecuária de Rio Pardo e a Feira de Touros Rústicos também fazem parte das festividades.

Durante as comemorações haverá, ainda, o lançamento do DVD Rio Pardo 200 anos de História e show com a Orquestra de Teutônia, entre outras apresentações artísticas.

_________________
_____________

Fonte : TJ/RS

_________
_________________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA