domingo, 18 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Câmara confirma envio de deputados para Honduras hoje

O presidente Michel Temer confirmou que a Câmara vai enviar hoje, 30/9, um grupo de deputados a Honduras, onde o presidente deposto Manuel Zelaya está abrigado na embaixada brasileira, que corre o risco de ser invadida pelo novo governo hondurenho.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Diplomacia parlamentar

Câmara confirma envio de deputados hoje para Honduras

O presidente Michel Temer confirmou que a Câmara vai enviar hoje, 30/9, um grupo de deputados a Honduras, onde o presidente deposto Manuel Zelaya está abrigado na embaixada brasileira, que corre o risco de ser invadida pelo novo governo hondurenho.

Temer, que havia questionado na manhã desta terça-feira a conveniência da viagem, concordou com a medida depois que os parlamentares conversaram com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"Nós combinamos uma estratégia: os parlamentares vão a Honduras para ser recebidos pelo presidente do Parlamento hondurenho [José Alfredo Saavedra] - a quem eu estou mandando uma carta agradecendo a gentileza - e lá cuidarão apenas de visitar a embaixada, de fazer uma reunião com os brasileiros que vivem em Honduras e ao final pregar a concórdia e a harmonia para o povo hondurenho. Eles não permanecerão lá mais do que um dia e meio", afirmou o presidente da Câmara.

Temer destacou que está confiante na segurança que será oferecida pelo Parlamento hondurenho aos deputados brasileiros, e que a comissão externa da Câmara fará apenas uma espécie de "diplomacia parlamentar", na tentativa de contribuir para o fim do conflito naquele país.

O deputado Ivan Valente (Psol/SP), um dos oito integrantes da comissão, explicou que os parlamentares não têm a ambição de promover negociações diretas entre Zelaya e o presidente em exercício Roberto Micheletti, até porque não têm mandato para isso. Ele destacou que a visita a Honduras é importante do ponto de vista da defesa dos direitos humanos e da inviolabilidade da embaixada brasileira, que está sob ameaça.

Além de Valente, fazem parte da comitiva os deputados Paulo Pimenta (PT/RS), Raul Jungmann (PPS/PE), Marcondes Gadelha (PSB/PB), Janete Rocha Pietá (PT/SP), Claudio Cajado (DEM/BA), Bruno Araújo (PSDB/PE) e Maurício Rands (PT/PE).

________________
________

Fonte : Câmara

________
________________

Leia mais

  • 30/9/09 - Aprovado novo requerimento sobre Honduras - clique aqui.
  • 4/9/09 - Brasil anuncia suspensão de acordos de isenção de vistos com Honduras - clique aqui.

  • 3/8/09 - A crise e a Constituição hondurenha - clique aqui.
  • 27/7/09 - Partido Federalista publica nota sobre os últimos acontecimentos em Honduras - clique aqui.
  • 9/7/09 - Terceiro mandato - Nem aqui, nem em Honduras ! - clique aqui.

_____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/9/2009 08:54