MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Terceirizada é ameaça em caso de corrupção no exterior

Terceirizada é ameaça em caso de corrupção no exterior

O Diário Comércio, Indústria & Serviços publica matéria acerca da idoneidade das empresas terceirizadas que buscam investimentos estrangeiros. A advogada Isabel Franco, do escritório Demarest e Almeida Advogados, faz importantes apontamentos.

Da Redação

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atualizado às 08:14


Idoneidade

Terceirizada é ameaça em caso de corrupção no exterior

Empresas brasileiras que buscam investimentos estrangeiros devem fazer uma pesquisa apurada sobre a idoneidade de terceirizados e, sobretudo, cumprir rigorosamente os padrões de compliance indicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da qual o Brasil é signatário. Isso pode evitar ações no judiciário que comprometeriam tanto a empresa brasileira, quanto a estrangeira.

Quem faz o alerta é a advogada Isabel Franco, do escritório Demarest e Almeida Advogados, em matéria publicada pelo portal DCI

  • Confira logo abaixo na íntegra.

___________

Terceirizada é ameaça em caso de corrupção no exterior

Empresas brasileiras que buscam investimentos estrangeiros devem fazer uma pesquisa apurada sobre a idoneidade de terceirizados e, sobretudo, cumprir rigorosamente os padrões de compliance (conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares) indicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da qual o Brasil é signatário. Isso pode evitar ações no judiciário que comprometeriam tanto a empresa brasileira, quanto a estrangeira.

"A lei anticorrupção faz com que a empresa fique proibida de corromper dentro do seu país e fora. Tem efeito mundial. E os estrangeiros têm essa preocupação", orientou a especialista em legislação de combate à corrupção Isabel Franco, sócia do Demarest e Almeida Advogados. Ela participa do evento que acontece hoje e amanhã, em Miami, nos Estados Unidos. O encontro vai abordar as práticas de corrupção especificamente reguladas pela Lei Norte-Americana Foreign Corrupt Practices Act (FCPA).

Este é o primeiro congresso de FCPA especialmente voltado à América Latina. Nele, palestrantes como executivos, diretores financeiros, jurídicos e de compliance de empresas como a Walmart,Pfizer, Apple entre outras, debaterão como as empresas estão lidando com o combate à corrupção.

Terceirizados na mira

Segundo Isabel Franco, a lei anticorrupção não pune apenas por atos praticados pela empresa,mas, também, por aqueles cometidos por terceirizados. "Se uma empresa busca serviços de um despachante e ele paga propina na alfândega, por exemplo, é um risco enorme. Por isso, é fundamental que antes de contratar seja feita uma pesquisa se essa empresa é idônea e tem boa reputação", recomenda.

Ela conta que "quem violar essa lei anticorrupção é preso e paga multas altíssimas, mas o maior dano é o moral, já que a empresa perde o respeito do consumidor. Além disso, as ações no mercado despencam", afirma Isabel, que destaca o caso envolvendo a Siemens, que sofreu um processo de corrupção no mundo todo. "Eles mandaram embora todos os executivos de alto nível e ainda assim o processo não terminou. As perdas são imensas, irreparáveis."

Recentemente, o grupo Siemens fez um acordo com o Banco Mundial quanto a uma forma de se reabilitar do escândalo bilionário de corrupção que envolveu a empresa. A Siemens se comprometeu a financiar iniciativas de prevenção à corrupção de organizações como as Nações Unidas com cerca de 5 milhões de euros por ano ao longo de 15 anos.

Outro caso semelhante envolve a Alstom, líder mundial em geração de energia. Ela está sob investigação no Brasil, na Suíça e na França sob suspeita de pagar comissões ilegais a políticos para obter contratos públicos. Em São Paulo, contratos da empresa com a Eletropaulo e o Metrô são investigados pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Federal.

Da prevenção

A advogada explica que os Estados Unidos tentam combater a corrupção de empresas para com autoridades há muito tempo. Assim, em 1977 foi promulgada naquele país a FCPA. No entanto, diferente do que se esperava, as empresas se comportavam bem em território nacional melhor do que fora dele. Além disso, começavam a ser esmagadas por empresas de outros países que não atendiam esses requisitos. "Na Alemanha, por exemplo, as empresas podiam deduzir do Imposto de Renda propinas pagas fora do país. A concorrência se tornou desleal porque essa lei tornou difícil a vida das norte-americanas. Por isso houve uma pressão junto ao Congresso dos Estados Unidos e hoje existe a Convenção da OCDE, que é parecida com a FCPA", ressaltou.

Ranking

No relatório divulgado este ano pela Transparência Internacional, uma das principais organizações não-governamentais engajadas na luta contra a corrupção no mundo, o Brasil foi criticado por não fazer o necessário para combater o suborno internacional. A ONG afirmou que o País tem tido "pouca ou nenhuma aplicação" do seu compromisso para pôr fim ao problema.

Apesar da crítica, a advogada Isabel Franco destaca que o Brasil foi melhor que a Argentina nesse ranking. "Dentre os paises emergentes, oficialmente já saímos da crise e os negócios vão bem. O Congresso em Miami, mesmo destinado aos países da América Latina, tem um forte apoio ao Brasil", comentou.

Empresas brasileiras que buscam aportes externos devem pesquisar a idoneidade de terceirizados. Isso pode evitar ações no Judiciário que a comprometeriam.

___________

___________

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista