MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Matéria tributária e ações penais contra parlamentares na pauta da semana

STF - Matéria tributária e ações penais contra parlamentares na pauta da semana

Nos dias 7 e 8/10, estão previstos para ser julgados no Plenário do STF 33 processos, entre eles temas que tratam de matéria tributária, inquéritos contra parlamentares e ações de desapropriação de terra, entre outros.

Da Redação

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atualizado às 08:49


33 processos

STF - Matéria tributária e ações penais contra parlamentares na pauta da semana

Nos dias 7 e 8/10, estão previstos para ser julgados no Plenário do STF 33 processos, entre eles temas que tratam de matéria tributária, inquéritos contra parlamentares e ações de desapropriação de terra, entre outros.

No dia 7/10, devem ser julgados sete recursos extraordinários, sendo que seis deles têm repercussão geral reconhecida, e todos tratam de cobrança de impostos. O primeiro deles (RE 439796 - clique aqui) contesta acórdão do TJ/PR que entendeu ser válida a incidência do ICMS sobre a importação de bem por pessoa jurídica não comerciante, mas dedicada à prestação de serviços. O julgamento será levado ao Plenário a pedido da 2ª turma, devido à diferença do caso específico com a orientação fixada pela Corte anteriormente à modificação constitucional e fundamentada na Súmula 660.

No mesmo dia, está prevista para ser julgada a ACO 678 (clique aqui), ajuizada pelo INCRA contra o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Intertins). Na ação, o INCRA alega que os imóveis questionados na ação foram arrecadados pelo Grupo de Terras Araguaia (GETAT - Tocantins) e que referidas áreas foram incorporadas ao patrimônio da União Federal, por serem terras devolutas. Os ministros vão analisar se os imóveis realmente pertencem à União.

Já no dia 8/10, a sessão é reservada para algumas matérias de direito penal. Os ministros vão julgar dois inquéritos (Inqs 2486 (clique aqui) e 2721 (clique aqui)). O primeiro deles é contra o deputado federal Sérgio de Oliveira Cunha - o Sérgio Petecão (PMN/AC), investigado por suposta prática de delitos contra a ordem tributária. O outro é contra o também deputado federal Carlos Eduardo Torres Gomes (PSDB/TO), investigado por crime ambiental por ter supostamente construído uma barragem no loteamento São Silvestre, em Palmas, Tocantins.

Também está previsto para ser julgado o HC 91207 (clique aqui), do juiz José Eduardo Carreira Alvim, investigado no Inquérito 2424 (clique aqui) por suposta venda de sentenças em favor de donos de bingos e loterias. O HC é contra o relator do inquérito no STF, que determinou a notificação pessoal do investigado para, no prazo de quinze dias, responder à denúncia, bem como ordenou que o mandado de notificação fosse instruído com cópia da decisão, da denúncia e do CD-ROM das principais peças do inquérito policial.

O investigado alega ofensa aos princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal, ao argumento de que não teve acesso à transcrição integral das escutas telefônicas e ambientais efetivadas nos autos do referido inquérito, bem como aos documentos e objetos apreendidos. O Plenário irá analisar se é necessária a transcrição integral de todas as escutas telefônicas e ambientais efetivas nos autos do inquérito, bem como de acesso aos documentos e objetos apreendidos, para o oferecimento da defesa técnica.

O Tribunal deve analisar, ainda, 15 mandados de segurança sobre convênios questionados pelo TCU e um último mandado de segurança sobre o concurso público do Senado Federal, para os cargos de analista legislativo.

Para ter mais detalhes sobre cada processo previsto para ser julgado, basta acessar a opção Pautas do Plenário (clique aqui), no link Processos, na página principal do Supremo.

____________

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...