MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio das obras "O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol" e "Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho do Atleta Profissional"

Resultado do sorteio das obras "O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol" e "Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho do Atleta Profissional"

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atualizado em 7 de outubro de 2009 10:47


Sorteio de obras

Haja motivo para comemorar ! O Brasil conquistou o direito de sediar os dois eventos esportivos mais importantes do mundo : Copa e Olimpíadas.

Para festejar esta conquista brasileira, Migalhas realiza o sorteio das obras "O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol" (LTr - 167p.), de Jean Marcel Mariano de Oliveira, e "Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho do Atleta Profissional" (LTr - 126p.), de Jorge Miguel Acosta Soares.

A obra "O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol" (LTr - 167p.), de Jean Marcel Mariano de Oliveira, apresenta uma primeira parte voltada para a cultura geral do futebol, trazendo sua história mundial e no Brasil. Traz, também, uma segunda parte, mais técnica, na qual são analisados os aspectos envolvendo o contrato de trabalho do atleta profissional de futebol, apontamentos sobre a Justiça Desportiva e os demais trabalhadores envolvidos em competições desportivas. Por fim, exibe anexos com a legislação pertinente e as regras do futebol.






Já o livro de Jorge Miguel Acosta Soares, "Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho do Atleta Profissional" (LTr - 126p.), dá enfoque para o Direito de imagem sob a ótica constitucional, alçado a Direito fundamental da pessoa humana, atributo do Direito de personalidade. Revela as dificuldades e os dilemas da carreira do atleta profissional, por vezes ocultados pela glória e pela fama. E por último o autor traz o estudo do Direito de Arena, instituto de criação nacional, constantemente confundido com o Direito de Imagem.



Sobre os autores :

Jean Marcel Mariano de Oliveira é juiz do Trabalho do TRT da 2ª região. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela UniAnchieta de Jundiaí/SP.

Jorge Miguel Acosta Soares é advogado, mestre em Direito do Trabalho. Historiador e jornalista.

_______________

 Ganhadores :

Moises Barbosa de Queiroz, advogado em Alto Garças/MT - "O Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol" (LTr - 167p.), de Jean Marcel Mariano de Oliveira

Pablo Sequeira Salarini, advogado do escritório Pinheiro Neto Advogados, do Rio de Janeiro/RJ - "Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho do Atleta Profissional" (LTr - 126p.), de Jorge Miguel Acosta Soares





____________

  • Copa do Mundo - origem

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira Copa do Mundo de Futebol realizada. Foi sediada no Uruguai de 13/7 a 30/7. A FIFA escolheu o Uruguai como sede numa conferência em Barcelona em 18/5/1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia de Futebol vinha de dois títulos olímpicos.

Treze equipes participaram. Nove das Américas e quatro da Europa. Poucas equipes européias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93 mil pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.

Uma briga entre cartolas paulistas e cariocas impediu que a seleção brasileira levasse sua força máxima ao Mundial. Um único paulista, Araken, integrou a delegação.

  • 2014

A Copa do Mundo FIFA de 2014 será uma competição mundial de futebol que acontecerá no Brasil no ano de 2014. A Copa do Mundo voltará a ser realizada na América do Sul após 36 anos, já que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais. O Brasil é o primeiro país classificado para disputar a Copa do Mundo de 2014, já que o país que sedia o mundial tem sua classificação automática.

  • Olimpíadas - origem

No dia 6/4/1896, cerca de 60 mil espectadores assistam à inauguração dos Jogos, com a presença do rei da Grécia, George 1º. O estádio, construído em mármore branco no pé da Acrópole, foi levantado em um ano e meio. Participaram 14 países e 241 atletas na primeira edição de Olimpíada. Os Estados Unidos, que não enviaram uma representação oficial, foram os maiores vencedores dos Jogos. Com a maioria dos integrantes da equipe da Associação Atlética de Boston, os norte-americanos ganharam 11 provas. A primeira olimpíada teve competições em 9 esportes. O futebol foi cancelado por falta de participantes.

  • 2016

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 serão um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121ª sessão do COI, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2/10/2009. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

O evento ocorrerá entre os dias 5 a 21/8 de 2016, e as Paraolímpiadas serão entre 7 a 18/9 2009. O local de abertura e encerramento será o Estádio do Maracanã. Estão previstas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
___________



_______________















________________