MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado da promoção Especial : Dia do Professor

Resultado da promoção Especial : Dia do Professor

Da Redação

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atualizado em 13 de outubro de 2009 10:52


Promoção Especial : Dia do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15/10. Para festejar a data e prestigiar os mestres, Migalhas preparou uma semana especial de sorteios para os professores.

Serão quatro dias e quatro educadores premiados. O terceiro professor premiado receberá em casa o título "Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (Saraiva - 34ª edição - 1.395p.), de Valentin Carrion.

Para participar o PROFESSOR deverá enviar um e-mail com nome completo, instituição que leciona e disciplina que ministra. (Clique aqui)

Conheça a obra e não deixe de participar !

"Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (Saraiva - 34ª edição - 1.395p.)

Esta obra, de autoria de Valentin Carrion, que já se tornou leitura indispensável para profissionais e estudiosos da área trabalhista, é uma síntese atualizada de todo o direito do trabalho, material e processual, inclusive de textos que não fazem parte da CLT, como o FGTS, o trabalho rural, a assistência judiciária e o mandado de segurança, que são mencionados nos comentários ao artigo consolidado que lhe é mais próximo. Ressaltamos que esta edição está atualizada de acordo com as novas orientações jurisprudenciais das SDIs, a nova Consolidação dos Provimentos do TST e inúmeras leis, entre as quais: L. 11.788/08 (estágio de estudantes), L. 11.770/08 (Programa Empresa Cidadã), L. 11.718/08 (trabalho rural por pequeno prazo), L. 11.648/08 (centrais sindicais) e muitas outras.



Sobre o autor :

Valentin Carrion é ex-magistrado e vice-presidente do TRT de São Paulo. Doutor pela Universidade Complutense de Madri. Coordenador do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho da Universidade Mackenzie.

_______________

Ganhadora :


Renata Leonel Nunes, professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte/MG e coordenadora da pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho do CEAJUFE 

____________

_______
___________

  • No Brasil

No dia 15/10/1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1/6 a 15/12, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa - e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15/10, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 1410/1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

___________




Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA