MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF divulga o vencedor do concurso da logomarca dos 50 anos

TJ/DF divulga o vencedor do concurso da logomarca dos 50 anos

O servidor Geraldo Alves de Barros Júnior, lotado no Serviço de Gerência de Redes, é o vencedor do concurso promovido pelo TJ/DF para a escolha da logomarca que representará o cinquentenário do TJ/DF em todas as peças de divulgação, site e publicações de 2010.

Da Redação

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atualizado às 09:16


Concurso

TJ/DF divulga o vencedor do concurso da logomarca dos 50 anos

O servidor Geraldo Alves de Barros Júnior, lotado no Serviço de Gerência de Redes, é o vencedor do concurso promovido pelo TJ/DF para a escolha da logomarca que representará o cinquentenário do TJ/DF em todas as peças de divulgação, site e publicações de 2010. Geraldo é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, servidor do TJ/DF desde maio de 2000 é o mais novo dono de um notebook, oferecido pela ASSEJUS como prêmio do concurso.

O julgamento das propostas aconteceu no dia 9/10, em ato público, no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do bloco A. Foram avaliadas 19 logomarcas enviadas à Comissão Julgadora especialmente formada para o concurso presidida pela desa. Maria Thereza Braga.

A comissão contou ainda com os juízes de Direito Flávio Fernando da Fonseca e Aíston Henrique de Sousa; com a Secretária-Geral, Ivana Ueda Resende ; com o Presidente da ASSEJUS, Paulo Henrique Carvalho ; com Assessora de Comunicação Social, Adriana Jobim ; e com o Subsecretário de Serviços Gráficos, Sérgio da Silva. Eles avaliaram a multiplicidade de leituras, a originalidade, a simplicidade e a aplicabilidade da logomarca. A entrega do prêmio acontecerá no dia 28/10.

A logomarca escolhida teve como ideia básica, de acordo com o vencedor do prêmio, associar a parte textual a algo que simbolizasse a Justiça, o Distrito Federal e o Brasil. Assim, ele optou pelo "traçado em cruz característico do Plano Piloto, que tem por tantas vezes servido como símbolo do DF como um todo e as cores nacionais verde e amarelo".

Em sua justificativa o autor ressalta que o traçado foi estilizado de modo a acomodar-se na composição e fugir do óbvio da repetição. "Foi pensado e disposto simetricamente na largura da imagem para remeter a uma divisão igual e equilibrada e assim fazer também referência à balança, um dos símbolos da Justiça. As cores verde e principalmente o amarelo foram alteradas para acentuar o contraste com os caracteres brancos e para reduzir as diferenças de brilho entre si, o que significa reduzir o efeito de divisão cromática e aumentar a unidade da imagem".

"Fizemos uso de dois modelos de fonte, ambos de espessura contínua, sem variações e serifas, e, particularmente os números, com curvas abertas em contraste com ângulos repentinamente fechados. Ambos os modelos foram escolhidos pelas noções de solidez, leveza e elegância que carregam ; pela leitura imediata que permitem; pelo paralelo que suas curvas abertas encontram na linha arqueada central da imagem e nas linhas precisas e elegantes do traçado urbanístico e da arquitetura de Brasília".

Para finalizar, o autor da marca afirma que a imagem "foi pensada de modo a ser ao máximo sóbria, clara e imediata, descartando efeitos e enfeites visualmente complexos e desnecessários, com seus elementos constituintes ocupando um único plano visual, salvo pelo ligeiro efeito causado pela influência de uma cor sobre a outra, que destaca a mensagem principal, em branco, fazendo-a inicialmente, aparentar sobrepor todo o resto".

O concurso para a escolha da logomarca dos 50 anos do TJ/DF em 2010 foi organizado pela administração da Casa e deu início a uma agenda repleta de eventos em comemoração à data. Os preparativos para o aniversário integram ainda o Programa Memória do TJ/DF, desenvolvido pela vice-presidência desde 2007, e consiste principalmente na inauguração de um memorial que reunirá um acervo de documentos, mobiliário e objetos que recontam a história do judiciário local, bem como a história da nova capital.

____________________