MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Da Prova Ilicitamente obtida por particular no Processo Penal"

Resultado do sorteio da obra "Da Prova Ilicitamente obtida por particular no Processo Penal"

Da Redação

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atualizado em 15 de outubro de 2009 09:41


Sorteio de obra

A obra "Da Prova Ilicitamente obtida por particular no Processo Penal" (Servanda - 143p.), de Bruno César Gonçalves da Silva, analisa o tema da prova ilicitamente obtida por particular no processo penal. Resgata na teoria da prova o conceito de meio de prova para, posteriormente, analisar a prova obtida por meio ilícito, discorrendo sobre a origem e finalidade da regra de exclusão, bem como sobre o conceito de prova obtida por meio ilícito.

Em seguida pontua a conseqüência da inadmissibilidade da prova ilícita e faz referência à legislação de alguns países estrangeiros sobre o tema. Especificamente sobre a prova ilicitamente obtida por particular, o trabalho busca analisar a quem se dirige a proibição de prova, se somente aos órgãos públicos incumbidos da persecução criminal ou, se também, aos particulares. Finalizando, o trabalho realiza uma abordagem da utilização da ponderação de valores e do senso de adequabilidade normativa em matéria de proibição de prova.

Não existe dúvida que em um processo penal democrático, diferentemente do que corresponde a uma sociedade autocrática, há que se reconhecer com maior amplitude as garantias processuais do acusado, com caráter de direito fundamental assumindo-se, inclusive, o risco da absolvição de um culpado, pois esta possibilidade sempre é menos gravosa que a de assunção do risco oposto, isto é, o risco da condenação de um inocente.

O que pode, então, explicar a permanente preocupação de juristas e estudiosos das ciências penais com os problemas do direito processual penal e a freqüente criação de foros de debate, nos quais o tema da prova situa-se entre as questões mais debatidas e sobre a qual mais se tem escrito atualmente.

Será abordada a questão relativa à prova obtida por meio ilícito, resgatando-se sua origem e apontando-se as finalidades atribuídas ao princípio da inadmissibilidade das provas ilicitamente obtidas. Somente a partir deste resgate será possível, ao estudo, tecer considerações sobre a finalidade e extensão do princípio da inadmissibilidade das provas obtidas por meio ilícito, inferido da norma do art. 52, LVI, da CF.

Sobre o autor :

Bruno César Gonçalves da Silva é mestre em Direito Processual Penal pela PUC-Minas. Professor de Direito Processual Penal na pós-graduação em Ciências Penais da Faculdade de Direito Milton Campos. Professor de Direito Processual Penal no curso de pós-graduação do IEC/PUC-Minas. Membro do Conselho Científico do Instituto de Ciências Penais/MG. Advogado Criminalista. Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Penais.

_______________

 Ganhadores :

Giovani Zamprogno Gozzi, advogado em Vitória/ES

Rossinni Cavalcante Mendonça, estagiário do MP/GO, em Anápolis




____________