MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pedra fundamental é lançada com festa em Itaguatins/TO

Pedra fundamental é lançada com festa em Itaguatins/TO

Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município, localizado a 587 Km de Palmas. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações na sexta-feira, 30/10. Para a presidente do TJ/TO, desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio.

Da Redação

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atualizado às 14:32


Resgate histórico

Pedra fundamental é lançada com festa em Itaguatins/TO


Autoridades durante descerramento da placa de lançamento da obra

Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município, localizado a 587 Km de Palmas. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações. Para a presidente do TJ/TO, desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio. "As instituições são eternas e nós, no período em que estivermos à frente delas, temos a obrigação de dar o melhor às instituições e aos cidadãos que precisam da Justiça", afirmou em discurso.

O novo Fórum será instalado em um terreno de 1.600 m2, doado pela Prefeitura de Itaguatins, com aprovação da Câmara Municipal.

"O prédio novo é um sonho de todo mundo da cidade, não só nosso, mas de toda a população, pelo conforto que trará", disse o escrivão criminal José Moraes, servidor do Poder Judiciário em Itaguatins há 32 anos.

A obra poderá tornar-se um ponto turístico da cidade, por causa da excelente localização, com vista para o rio Tocantins.

Por ser de 2ª entrância, o Fórum de Itaguatins contará com prédio de aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo número menor de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações terão ainda: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do MP, OAB, Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. E contarão também com, Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da PM, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas. Concebido em módulos, os prédios podem ser ampliados quando a comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJ/TO.

Em discurso, o prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, falou em nome dos cinco municípios que fazem parte da comarca de Itaguatins. "Quero agradecer o trabalho desenvolvido pela desembargadora Willamara Leila. Sei que não poderia ser diferente, Presidente, por causa da sua história, através da qual vem realizando uma gestão dinâmica e democrática no Judiciário" frisou.


Prefeito Homero Barreto Júnior entrega escritura do terreno à desembargadora Willamara Leila

O Juiz da comarca e diretor do Fórum, Marcéu José de Freitas já pensa em retardar a aposentadoria para acompanhar de perto a entrega da obra. "O projeto é maravilhoso. Eu, que ia me aposentar agora, quero até esperar um pouco mais", disse.

Participaram da solenidade os prefeitos: Carmem Alcântara (Augustinópolis), Fabion Gomes (Tocantinópolis); Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo (Maurilândia); o Presidente da Câmara Municipal de Itaguatins, vereador José Marlos Marinho Viana; o Presidente da Câmara de Maurilândia, vereador James Bezerra Melo; a vice-Prefeita de Itaguatins, Laudeci Alves de Araújo; o Promotor de Justiça Fernando Airton Soares, a Defensora Pública Maria Sônia Barbosa da Silva, o Juíz e Diretor do Fórum de Axixá, Océlio Nobre da Silva, o Juiz Jefferson David Asevedo Ramos (Augustinópolis); e a Juíza Nely Alves (Araguatins); o advogado Miguel Arcanjo dos Santos, representando a OAB; e os deputados estaduais Amélio Cayres e Manoel Queiroz, entre outras autoridades.

Histórico

A comarca de Itaguatins foi criada em 1970. Dois anos depois de sua criação o Fórum foi instalado em um prédio cedido pela Prefeitura da cidade, que abrigou a sede do Fórum por 32 anos. A mudança para um prédio alugado ocorreu em junho deste ano, quando, depois de constatadas as péssimas condições das instalações, o juiz Marcéu José interditou o antigo prédio. "O antigo prédio não oferecia condições adequadas. O teto selou e a cada chuva havia infiltração", relembra o Juiz.

Atualmente o Fórum ainda funciona em uma casa alugada, no centro de Itaguatins. Mesmo com a transferência, o espaço ainda é pequeno para abrigar os 14 funcionários e ainda oferecer atendimento adequado ao cidadão.

_______________________