MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP - Palácio da Justiça expõe obras de artistas magistrados

TJ/SP - Palácio da Justiça expõe obras de artistas magistrados

Na tarde de ontem, 4/11, foi inaugurada, no Salão dos Passos Perdidos do TJ/SP, uma exposição de arte com obras dos semifinalistas do prêmio “A Arte da Magistratura”. O prêmio é uma realização da Academia Paulista de Magistrados e do Jornal da Justiça e tem como instituições parceiras o TJ/SP, o TRF da 3ª região, os tribunais regionais do trabalho da 2ª e 15ª regiões, além da Escola Paulista da Magistratura e da Associação Paulista de Magistrados.

Da Redação

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Atualizado às 09:07


Exposição

TJ/SP - Palácio da Justiça expõe obras de artistas magistrados

Na tarde de ontem, 4/11, foi inaugurada, no Salão dos Passos Perdidos do TJ/SP, uma exposição de arte com obras dos semifinalistas do prêmio "A Arte da Magistratura". O prêmio é uma realização da Academia Paulista de Magistrados e do Jornal da Justiça e tem como instituições parceiras o TJ/SP, o TRF da 3ª região, os tribunais regionais do trabalho da 2ª e 15ª regiões, além da Escola Paulista da Magistratura e da Associação Paulista de Magistrados.

A exposição traz 39 obras de artes plásticas (pintura, fotografia e escultura) escolhidas numa etapa inicial de seleção. A comissão julgadora foi composta por magistrados. O prêmio abrange também outros ramos da arte, como a literatura e a arquitetura. Esta é a primeira edição do prêmio e estão concorrendo a ele magistrados do TJ/SP e dos tribunais do trabalho do Estado de São Paulo. Magistrados federais de todo o país também participam. Foram mais de 170 os trabalhos inscritos e os vencedores serão escolhidos em março de 2010.

O desembargador Heraldo de Oliveira Silva, presidente da Academia Paulista de Magistrados, foi quem abriu o evento. Segundo ele, o objetivo do prêmio é incentivar a prática da arte como agente anti-estresse no exercício da magistratura. "A rigidez da sociedade moderna convencionou a divisão do trabalho como fator determinante para a eficiência profissional. As pessoas estão cada vez mais especializadas e individualizadas. A arte é uma forma de resgatar a totalidade da pessoa", disse o desembargador, acrescentando que "todo magistrado é um artista da ciência jurídica", mas que "alguns vão além".

Também estiveram presentes ao evento o desembargador Antonio Carlos Viana Santos, presidente da Seção de Direito Público do TJ/SP e diretor cultural da Academia; a desembargadora Maria Cristina Zucchi (TJ/SP) e o jornalista Luiz Maurício, editor do Jornal da Justiça.

Os desembargadores Heraldo Silva e Viana Santos e o jornalista lembraram que a idéia do prêmio foi do colega Luiz Stefanini, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e diretor secretário da Academia. Luiz Maurício afirmou que o prêmio preenche uma lacuna existente no país referente à revelação de magistrados artistas. "O objetivo da exposição é mostrar o homem que há por trás da toga", disse.

O desembargador Viana Santos, que foi um dos membros da comissão julgadora, também falou sobre a importância da iniciativa: "O juiz não é só processo, processo, processo. Esta foi uma oportunidade para que extravasassem seus pensamentos e sua arte". Ele contou que algumas crônicas que concorrem ao prêmio de literatura dizem respeito justamente à vida estressante do magistrado.

A primeira edição do prêmio foi considerada um sucesso por seus idealizadores. Por esse motivo, na próxima edição poderão concorrer a ele todos os magistrados (juízes, desembargadores e ministros) do país. Também poderão participar magistrados portugueses e estadunidenses.


Discurso de abertura da exposição


Desenlace da fita inaugural 

________________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...