MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. BC lançará moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

BC lançará moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

O Banco Central apresentou ao Comitê Executivo "Brasília 50 anos" o projeto de lançamento da moeda comemorativa do cinquentenário da fundação da capital Federal, celebrado em 21 de abril de 2010. A proposta foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, na reunião de 28/10.

Da Redação

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atualizado às 14:52


Comemoração

BC lançará moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

O Banco Central apresentou ao Comitê Executivo "Brasília 50 anos" o projeto de lançamento da moeda comemorativa do cinquentenário da fundação da capital Federal, celebrado em 21 de abril de 2010. A proposta foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, na reunião de 28/10. Confeccionada em prata, com tiragem inicial de cinco mil unidades, a moeda terá a denominação de cinco reais. O lançamento está previsto para 20 de março de 2010.

A moeda comemorativa de Brasília será a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás. A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto.

Copa do Mundo

O Conselho Monetário Nacional aprovou também voto que propõe o lançamento de moedas comemorativas alusivas à Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010. O evento conta com emissões numismáticas de diversos países, como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Austrália e Coreia do Norte, além do país anfitrião. A tiragem da moeda comemorativa da Copa será de 12 mil moedas, duas mil para o mercado interno e dez mil para o externo.

______________________