MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sérgio Resende instala vara em Ibirité/MG

Sérgio Resende instala vara em Ibirité/MG

Foi instalada dia 6/11, a vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Ibirité, a 21 km de Belo Horizonte. Durante a audiência solene, o presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, destacou a movimentação processual da comarca e a necessidade de instalação de uma nova vara na região. Mensalmente, Ibirité tem 1,5 mil novos processos distribuídos.

Da Redação

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Atualizado às 14:22


Audiência solene

Sérgio Resende instala vara em Ibirité/MG

Foi instalada dia 6/11, a vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Ibirité, a 21 km de Belo Horizonte. Durante a audiência solene, o presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, destacou a movimentação processual da comarca e a necessidade de instalação de uma nova vara na região. Mensalmente, Ibirité tem 1,5 mil novos processos distribuídos. O acervo no local é de cerca de 14 mil ações em andamento. "A comarca tem alto índice de crescimento e, consequentemente, questões sociais emergentes", afirmou. A solenidade de instalação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ibirité.

A juíza Soraya Brasileiro Teixeira, diretora do Foro, afirmou que a instalação da vara é motivo de muita satisfação para toda a comunidade e, em especial, para todos os juízes que já passaram pela comarca. "Essa é uma cidade onde os servidores e a população têm muita garra. Todos procuram construir uma cidade melhor", lembrou. A magistrada afirmou que a comarca precisa de muitos investimentos e que a instalação da nova vara é apenas um passo no trabalho do Judiciário na região. "Ibirité ocupa hoje o 17º lugar no ranking do Índice de Homicídios entre Adolescentes (IDHA) do Brasil. Uma vara da infância e da juventude e da área criminal, com certeza, vai melhorar o trabalho", disse.

Mariana Siani, juíza cooperadora que vai assumir o trabalho na vara até o provimento da vaga de juiz, confirmou que a região tem muitos casos de crimes dolosos contra a vida. "Temos realizado sessões do Júri pelo menos duas vezes por semana. Essa é uma vara trabalhosa, que reúne prioridades, como feitos da infância e da juventude e da área criminal", lembrou.

Com a instalação da vara Criminal e da Infância e da Juventude, as duas varas cíveis, criminais e de execuções criminais da comarca de Ibirité passarão a atuar apenas com competência cível. Os processos criminais e os feitos relativos à infância e à juventude, bem como as cartas precatórias criminais, em andamento na comarca, serão redistribuídos a partir de agora, passando a tramitar na nova vara. Além das três varas da Justiça comum, a comarca de Ibirité tem também um Juizado Especial.

Comunidade

A instalação da nova vara foi vista com otimismo pela comunidade e pelas autoridades. "A expectativa de funcionamento de uma nova vara é a melhor possível, porque a demanda é grande", afirmou o delegado regional da Polícia Civil Wilson Luiz Dias Gouveia. O comandante da 214ª Companhia da Polícia Militar, capitão Paulo Henrique Cardoso, disse que o sistema de defesa social sai ganhando quando os procedimentos da Justiça são mais ágeis: "Diminui a sensação de impunidade".

O descerramento da placa da instalação da nova vara foi feito pelo presidente Sérgio Resende, pela juíza Soraya Brasileiro Teixeira e pela desembargadora Cláudia Maia, integrante da 13ª câmara Cível do TJ/MG. A desembargadora foi a primeira juíza da comarca.

Além do presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, da diretora do Foro da comarca de Ibirité, juíza Soraya Brasileiro Teixeira, e da desembargadora Cláudia Maia, compuseram a mesa de honra o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio César Paduani, a promotora de Justiça da comarca de Ibirité, Patrícia de Oliveira Parisi, representando o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, o prefeito municipal Laercio Marinho Dias, e o presidente da subseção da OAB/Betim, Carlos Venâncio, representando o presidente da entidade, Raimundo Candido Junior.

________________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...