MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF deve concluir julgamento do caso Battisti nesta semana

STF deve concluir julgamento do caso Battisti nesta semana

O STF deve concluir, na próxima quarta-feira, 18/11, o julgamento da Extradição (EXT) 1085, por meio da qual o governo italiano pede a entrega de Cesare Battisti, condenado naquele país por quatro homicídios, acontecidos no final da década de 1970.

Da Redação

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Atualizado às 08:34


Temas previstos

STF deve concluir julgamento do caso Battisti nesta semana

O STF deve concluir, na próxima quarta-feira, 18/11, o julgamento da Extradição 1085 (clique aqui), por meio da qual o governo italiano pede a entrega de Cesare Battisti, condenado naquele país por quatro homicídios, acontecidos no final da década de 1970. Outros temas previstos na pauta do Plenário de quarta discutem matéria tributária - ICMS e ISS. Na quinta, diversas ações envolvem matéria penal.

O julgamento da extradição do italiano Cesare Battisti foi interrompido na última quinta-feira, quando quatro ministros haviam votado pelo deferimento do pedido do governo italiano, e quatro ministros pela permanência de Battisti no Brasil, em virtude de sua condição de refugiado. O ministro presidente deve proferir o voto de desempate.

Está prevista, ainda, a discussão sobre o efeito da decisão da Suprema Corte. O ministro Cezar Peluso, relator do caso, ressaltou em seu voto o entendimento de que a decisão da Corte deve ser terminativa, obrigando o presidente da República a entregar Battisti.

Na sequência, estão previstos os julgamentos dos Recursos Extraordinários (REs) 226899 (clique aqui), 439796 (clique aqui) e 474267 (clique aqui), que tratam de questões envolvendo ICMS. E ainda os REs 547245 (clique aqui), 592905 (clique aqui) de ISS.

Matéria tributária também é o pano de fundo da ADIn 3421 (clique aqui), prevista para ser julgada na quarta. O tema é a cobrança de ICMS nas contas de serviços públicos estaduais.

Matérias penais

Na quinta-feira, 19/11, os ministros devem analisar basicamente matérias penais. Estão previstos julgamentos em que a Corte deve analisar o recebimento de diversas denúncias contra parlamentares federais. Estão na pauta os julgamentos do Inquérito (INQ) 2312 (clique aqui), contra o deputado Wladimir Costa (PMDB/PA), o INQ 2674 (clique aqui), contra o senador João Gilvam Borges (PMDB/AP), o INQ 2786 (clique aqui), contra a deputada federal Aline Correa (PP/SP) e o INQ 2027 (clique aqui), contra o senador Valdir Raupp (PMDB/RO).

Ainda sobre matéria penal, a pauta prevê, para quinta, 19/11, o julgamento de três HCs e duas extradições.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...