MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ - Desembargador Sergio Cavalieri despede-se da magistratura estadual

TJ/RJ - Desembargador Sergio Cavalieri despede-se da magistratura estadual

O desembargador Sergio Cavalieri Filho despediu-se na tarde de hoje, dia 16, do TJ/RJ, após 37 anos de exercício da magistratura. Ex-presidente do TJ no biênio 2005/2006, o desembargador Cavalieri completará 70 anos este mês e se aposentará pela compulsória. Ele foi homenageado pelo presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, que o chamou de "amigo".

Da Redação

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Atualizado às 09:01


Despedida

TJ/RJ - Desembargador Sergio Cavalieri despede-se da magistratura estadual


Sergio Cavalieri agradece a homenagem, sendo observado pelo presidente do TJ/RJ, Luiz Zveiter.

O desembargador Sergio Cavalieri Filho despediu-se ontem, 16/11, do TJ/RJ, após 37 anos de exercício da magistratura. Ex-presidente do TJ no biênio 2005/2006, o desembargador Cavalieri completará 70 anos este mês e se aposentará pela compulsória. Ele foi homenageado pelo presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, que o chamou de "amigo". A solenidade de despedida foi realizada na sala de sessões do Órgão Especial e contou com a presença de cerca de 150 desembargadores, de juízes, diretores, servidores, amigos e familiares.

"A saída de Vossa Excelência do nosso convívio por imposição legal deixará um vazio quase impreenchível, não fossem suas realizações e decisões que marcarão pela eternidade sua passagem por este Tribunal", afirmou presidente do TJ, lembrando que o desembargador Sergio Cavalieri é um homem de bem, digno e honrado.

O desembargador Luiz Zveiter lembrou que o exemplo de Cavalieri servirá de norte para as próximas gerações de juízes. "Acreditando que através do seu próprio esforço e dedicação constante pudesse contribuir ativamente para a transformação que sonhava, fez de sua toga um instrumento de seu ideal assumido de tornar a magistratura mais forte e compromissada com a sua verdadeira missão de pacificação social", ressaltou o presidente do TJ.

Para falar de sua amizade pelo ex-presidente do TJ/RJ, o desembargador Luiz Zveiter citou a poetisa Cecília Meirelles ao dizer que Cavalieri está incluído entre as pessoas que aparecem em nossa vida e que a marcam para sempre. "Vossa Excelência se inclui entre estas últimas, amigo leal e verdadeiro", frisou.

O presidente do TJ fluminense afirmou ainda que o desembargador Sergio Cavalieri promoveu uma revolução nos paradigmas do Judiciário estadual. "Num primeiro momento, dando suporte aos que administrava, e em outro, exercendo a própria administração, fazendo com que o Judiciário nacional passasse a repensar a sua estrutura organizacional", falou.

Ao finalizar seu discurso, o desembargador Luiz Zveiter exibiu vídeo com as imagens de como ficará o complexo do Judiciário estadual, no Centro do Rio, após o término das obras de construção da Lâmina IV, V e Central, comandadas por ele. O presidente do TJ disse que não ficaria plenamente satisfeito se não tivesse a oportunidade de mostrar ao amigo, em sua última sessão no Tribunal Pleno do Judiciário fluminense, "um entre muitos sonhos" que acalentou e que estará concluído, segundo ele, ao término do seu mandado.

Despedida sem palavras

Emocionado, o desembargador Sergio Cavalieri Filho, conhecido por ser um grande orador, desta vez ficou sem palavras. "Hoje não tenho condições de falar. A gratidão é a memória do coração e eu tenho coração. Saio daqui muito feliz em ver que o futuro desta casa será ainda mais brilhante do que foi até hoje na direção de Vossa Excelência. Para vocês todos o meu muito obrigado por tudo aquilo que vocês representaram na minha vida. Eu creio que a maioria dos desembargadores que aqui estão recebeu meu voto. Durante muitos anos estive no Órgão Especial , votei em quase todos. Nunca me arrependi", afirmou.

O desembargador Sergio Cavalieri ingressou na Magistratura do Estado do Rio em 1972, após ter sido promotor de Justiça. No TJ, ele sempre atuou nas áreas cível e da Fazenda Pública, vindo a ser, posteriormente, presidente do extinto Tribunal de Alçada Cível, ocasião em que conheceu o desembargador Luiz Zveiter. Ele foi diretor da Emerj, função que exerceu por quatro anos sem abandonar a atividade judicial. Cavalieri também é professor do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. Durante a sua gestão, foi construída a Lâmina III, na Rua Dom Manuel, sede das Câmaras Cíveis e da 1ª vice-presidência do TJ/RJ.

________________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...