MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio das obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"

Resultado do sorteio das obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"

Da Redação

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atualizado em 17 de novembro de 2009 09:56


Sorteio de obras

Migalhas tem a honra de sortear as obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (394p.), organizada por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves; e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo" (553p.), coordenada por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira, ambas da editora Jus Podivm e doadas por Marcos Ehrhardt Jr.

Sobre as obras :

"Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (394p.)

Pode-se dizer que os artigos que compõem essa obra organizada por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves, têm um mesmo ponto em comum, a abordagem dos temas sob uma visão eminentemente personalística - desvinculada do tom patrimonialista que marcou o Direito Civil da centúria passada -, focada em princípios constitucionais como o da dignidade da pessoa humana, solidariedade familiar, melhor interesse do menor, liberdade, igualdade e pluralidade.

Além disso, esses artigos vão permitir que o leitor tenha contato mais próximo e detalhado com temas que muitas vezes não são abordados em manuais com a mesma profundidade.




"Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo" (553p.)

O fio condutor do presente trabalho coordenado por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira, como se depreende do título proposto, é demonstrar a aplicação dos princípios constitucionais nas relações jurídicas de família.

Como sabido, o fenômeno da constitucionalização do Direito Civil atingiu seu ápice com a Constituição Federal/88, ocasião em que os pilares clássicos do Direito Civil, a saber: família, propriedade e contrato, passaram a ser tratados na esfera constitucional, o que culminou com uma hermenêutica própria destinada a esses institutos. Certamente foi o Direito de Família o que mais sofreu os reflexos das vicissitudes desse processo transformativo, mediante a aplicabilidade dos princípios constitucionais inseridos numa nova tábua axiológica, bem como dos ares provenientes dos valores sociais e de sua incidência no conteúdo normativo daquele ramo.



Sobre os organizadores e coordenadores :

Marcos Ehrhardt Jr. é mestre em Direito pela UFAL. Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente de Direito Civil da UFAL. Especialista em Direito Constitucional pela UFAL. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Leonardo B. Moreira Alves é promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Professor de Direito Processual Penal no curso Praetorium BH/SAT. Especialista em Direito Civil pela PUC/MG. Mestrando em Direito Privado pela PUC/MG. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Fabíola S. Albuquerque é vice-diretora do CCJ/UFPE. Professora doutora do Departamento de Direito Privado do CCJ/UFPE. Professora dos cursos de mestrado e doutorado do CCJ/UFPE e coordenadora do curso de especialização em Direito Civil e Empresarial CCJ/UFPE. IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família/PE.

Catarina A. de Oliveira é professora de Direito Civil da Universidade Católica de Pernambuco e da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Mestre em Direito Privado pela UFPE. Doutoranda em Direito pela UFPE. Conselheira Estadual da OAB/PE. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PE. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. Advogada.

_______________

 Ganhadores :

Giovani Araújo e Sousa, de Quixelô/CE - "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (Jus Podivm - 394p.), organizado por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves


Helena Lima, assessora do TJ/RS, de Porto Alegre - "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"
(Jus Podivm - 553p.), coordenado por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira.


____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA