MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Súmula Vinculante e Repercussão Geral : novos institutos de Direito Processual Constitucional"

Resultado do sorteio da obra "Súmula Vinculante e Repercussão Geral : novos institutos de Direito Processual Constitucional"

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Atualizado em 20 de novembro de 2009 09:03


Sorteio de obra

O livro "Súmula Vinculante e Repercussão Geral : novos institutos de Direito Processual Constitucional" (RT - 157p.), de Encarnacion Alfonso Lor, estabelece premissas fundamentais para a melhor compreensão de dois temas importantes na dinâmica do Direito Processual Constitucional.

A Emenda Constitucional 45, de 8/12/2004, que implantou a reforma do Judiciário, incluiu, no Texto Maior pátrio, o Art. 103-A, abrindo a possibilidade para que, observados determinados pressupostos, o Supremo Tribunal Federal possa editar súmulas vinculantes sobre matéria constitucional a ele submetida.

Inseriu, igualmente, no parágrafo 3º do Art. 102, um novo requisito de admissibilidade do recurso extraordinário, exigindo do recorrente a demonstração da repercussão geral da questão constitucional em debate.

Os partidários da súmula vinculante afirmam que ela propiciará, dentre outros benefícios, o desafogo do Judiciário - acelerando o julgamento de milhares de ações propostas diariamente no País -, e a redução significativa de recursos reiteradamente submetidos à Corte Suprema, sobre matéria repetitiva, de natureza clara e meramente protelatória. Outra vantagem citada por seus defensores é a uniformização da jurisprudência.

Os opositores do instituto temem que a referida súmula comprometa a autonomia e a livre formação do convencimento dos juízes de instâncias inferiores, tornando-os reféns das decisões do Supremo Tribunal Federal. Acusam-na, igualmente, de ofender vários princípios constitucionais, tais como o do acesso à Justiça, o do contraditório e o da ampla defesa, o do duplo grau de jurisdição e o da tripartição dos Poderes. Preveem, ainda, que a súmula vinculante cristalizará o Direito.

O requisito da repercussão geral, cujos principais benefícios - a exemplo da súmula vinculante - consistem na diminuição da sobrecarga do Supremo e na uniformidade da inteligência da Constituição, tampouco escapa a críticas, especialmente à de pretensa afronta ao princípio do acesso à Justiça.

O assunto é palpitante, podendo ser encontrados, pelo menos em princípio, tanto na corrente dos que apóiam os institutos, quanto naquela que os rejeitam, vigorosos argumentos passíveis de estudo e de reflexão.

A proposta da presente monografia é justamente discorrer sobre a súmula vinculante e sobre a repercussão geral, analisando e comentando os pontos favoráveis e contrários à sua adoção no Brasil; assinalando seu papel no controle de constitucionalidade, especialmente no sistema difuso, onde, pela via do recurso extraordinário, encontra-se o maior volume de processos submetidos ao Supremo Tribunal Federal.

Para facilitar a intelecção dos temas propostos, entende-se imprescindível abordar, preliminarmente, o conceito e a origem das súmulas, as noções, funções e histórico da jurisprudência, as espécies e a importância do controle de constitucionalidade. Idêntico tratamento dar-se-á à repercussão geral, incluindo uma análise detalhada da Lei 11.418/2006, que regulamentou a matéria.

Quanto à repercussão geral, trata-se de mais um instrumento a confirmar a tendência de maior objetivação do recurso extraordinário, de modo a privilegiar a defesa de interesses que efetivamente detenham significativa importância.

Sobre a autora :

Encarnacion Alfonso Lor é advogada; professora de pós- graduação da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES, no curso de Direito Eletrônico; palestrante; mestre em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário UniFMU; pós-graduanda em Direito Processual Civil pela FGV e em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional; coordenadora da sub-comissão de Direito Constitucional da Comissão dos Novos Advogados (CNA) do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo; membro colaborador da Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OAB/SP.

_______________

 Ganhador :

Eliel Pereira da Silva, do Instituto Estadual de Florestas - IEF, de Carangola/MG


____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...