MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falecimento - Lucia Valle Figueiredo

Falecimento - Lucia Valle Figueiredo

Faleceu hoje, 23/11, em SP, aos 74 anos, a professora Lucia Valle Figueiredo (OAB/SP 11.596). Formada pelas Arcadas na turma de 1957, teve como colegas de sala grandes nomes do Direito, como Manoel Gonçaves Filho e Ada Pellegrini Grinover. Era titular da cadeira de Direito Administrativo da PUC/SP, instituição pela qual ela obteve a livre-docência. É uma das mais renomadas especialistas em Direito Administrativo no país.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atualizado às 09:20


Falecimento

Falece em SP a ilustre professora Lucia Valle Figueiredo

Faleceu hoje, 23/11, em SP, aos 74 anos, a professora Lucia Valle Figueiredo (OAB/SP 11.596).

Formada pelas Arcadas (Turma de 1957), teve como colegas de sala grandes nomes do Direito como Manoel Gonçaves Filho e Ada Pellegrini Grinover. Era titular da cadeira de Direito Administrativo da PUC/SP, instituição pela qual ela obteve a livre-docência. É uma das mais renomadas especialistas em Direito Administrativo no país.

Autora de mais de uma dezena de livros, como o "Curso de Direito Administrativo", que é referência na matéria e muito usado nas faculdades de Direito.

A ex-juíza federal do TRF da 3ª região era consultora externa do escritório Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados

.

Foi também professora extraordinária visitante da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade "Santo Tomás de Aquino" - Católica de Tucumán - Argentina. Vice-Presidente do Instituto Paulista de Direito Administrativo. Autora dos livros : "Curso de Direito Administrativo", "Mandado de Segurança", "Extinção dos Contratos Administrativos", "Dispensa e Inexigibilidade de Licitação" (em co-autoria com Sérgio Ferraz), e "Estudos de Direito Tributário", dentre outros, e de dezenas de artigos técnicos publicados em revistas especializadas em matéria jurídica, no Brasil e no Exterior. Integra o Conselho da Sociedade Brasileira de Direito Público. Colaboradora Efetiva para o Boletim de Direito Administrativo e Boletim de Licitações e Contratos da Editora NDJ Ltda. Filiações : OAB/SP, Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Membro da Comissão Editorial da Revista Trimestral de Direito Público, Malheiros Editores, Academia Brasileira de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira no 23, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas - ABCD, membro da Associação Argentina de Direito Administrativo - AADA, e Membro Correspondente da Seção de Direito Urbanístico e Ambiental do Instituto de Direito Administrativo do Colégio de Advogados do Departamento Judicial de La Plata, Argentina.

O velório acontece no cemitério do Morumbi (r. Deputado Laércio Corte, 468 - Morumbi - São Paulo/SP) e o enterro no mesmo local, às 17h.

______________

 

Presidente da OAB/SP lamenta morte de Lucia Valle Figueiredo

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, lamentou o falecimento da professora Lucia Valle Figueiredo, aos 74 anos, ocorrido na madrugada dessa segunda-feira, 23/11, em São Paulo.

"A advocacia brasileira perde uma referência na área de Direito Administrativo, uma vez que a professora Lucia Valle Figueiredo foi uma das maiores especialistas neste ramo do Direito, deixando um legado da máxima importância para as gerações de operadores do Direito, que ajudou a formar; assim como para as futuras gerações, que buscarão conhecimento e inspiração em suas obras", afirmou o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Lucia Valle Figueiredo nasceu no Recife/PE em 1935  e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Turma de 1957. Foi procuradora da Prefeitura de São Paulo, assessora do Tribunal de Contas do Município e desembargadora do TRF da 3ª região.

Era titular da cadeira de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde obteve a livre-docência. Também era professora visitante da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Santo Tomás de Aquino, na Argentina. Era autora de várias obras sobre Direito Administrativo, como "Curso de Direito Administrativo".

________________